sábado, 5 de julho de 2014

Ovos Rotos


Olá minha gente,

Hoje o Barrigana voltou à sua cozinha para vos trazer mais um dos seus pratos, desta vez, um petisco que mudou a minha vida desde que o provei pela primeira vez.

Os “Ovos Rotos” são um prato tradicional de “nuestros hermanos” e que habitualmente é confeccionado com batata frita, cebola salteada, presunto e ovos estrelados, mas o Barrigana também tem a sua versão deste petisco.

Para isto vão precisar de:
(2 pessoas)
- 1 batata (grande);
- ½ cebola;
- ½ pimento vermelho;
- ½ chouriço;
- 1 ovo;
- Pimentão-doce q.b.
- Coentros em pó q.b.
- Sal e pimenta a gosto

Em primeiro lugar corta-se a batata em palitos, os pimentos e as cebolas em tiras. Depois existem duas opções, ou fritam-se ou cozem-se as batatas, cozendo de maneira a que fiquem cozinhadas, mas de maneira a que não se desfaçam.

Depois numa frigideira sem qualquer gordura salteia-se o chouriço, previamente partido em pedaços, para que este deite alguma gordura. De seguida retira-se o chouriço e salteia-se as batatas, cebolas e pimento na gordura do chouriço até que fique tudo bem cozinhado. Tempera-se com sal, pimenta, coentros em pó e pimentão-doce a gosto.

Para finalizar estrela-se o ovo numa frigideira com um pouco de azeite, temperando apenas a gema do ovo com algumas pedras de sal e pimenta e deixando a gema mais líquida.

Serve-se o ovo estrelado por cima do restante preparado e assim que chega à mesa e mesmo antes de se servir “rompe-se” a gema do ovo, parte-se em pedaços e mistura-se com a restante mistura.

É um petisco surpreendente e delicioso. Experimentem.


Fotos por Shot Frame – www.shotframe.pt / facebook.com/shotframept

1 comentário: