domingo, 20 de julho de 2014

Espetadas de Camarão com molho de Guacamole


Olá meus amigos,

O verão já está aí e o calor dá-me vontade de ir para a rua espairecer e aproveitar tudo o que esta época tem para nos oferecer. Contudo, nos últimos dias o São Pedro tem-nos pregado algumas partidas e a chuva apareceu fazendo-nos refugiar em casa e pensar em dias melhores.

Por isso mesmo, hoje o Barrigana resolveu preparar um prato adaptável a estas duas “situações climatéricas”, mas que mesmo assim nos faça sempre pensar em verão e calor.

Assim hoje trago-vos, umas “Espetadas de Camarão com molho de Guacamole”. Esta é daquelas receitas que tanto pode ser feita ao ar livre num churrasco, como em casa num grelhador ou até mesmo no forno, não importa muito, o que é importante é que os sabores estejam no ponto. Vão precisar de: 

Espetadas de Camarão
(para 3 pessoas)
- Cerca de 24 camarões;
- 1 colher de chá Cominhos;
- Malagueta em pó q.b.;
- Sumo de 1 laranja;
- Raspas de laranja q.b.;
- Sumo de 1 lima;
- Azeite;
- Sal e pimenta;
- Coentros q.b.
- 6 espetos (de madeira ou metal);
Molho de guacamole
- ½ abacate;
- 1 iogurte natural;
- ½ colher de chá de massa de alho;
- ¼ de colher de chá de coentros em pó;
- ½ colher de chá de paprica;
- ½ colher de chá de cominhos;
- Pimenta de Caiena q.b.;
- 1 colher de sopa de azeite;
- ½ colher de chá de vinagre de cidra;
- Pimenta q.b.
- 3 tortilhas;

Em primeiro lugar colocam-se os espetos (caso sejam de madeira) numa taça, ou copo alto com água fria, durante cerca de 30 minutos, para que quando forem ao lume não queimem.

Entretanto numa taça misturam-se os cominhos, a malagueta, os sumos de laranja e de lima, a raspa de laranja, o azeite, parte dos coentros picados, sal e pimenta a gosto. Depois colocam-se os camarões (sem casca) nessa taça, deixam-se marinar entre 15 e 30 minutos e depois espetam-se nos espetos.

Posto isto, grelham-se (no churrasco, grelhador, chapa ou forno) os camarões, cerca de 1 minuto de cada lado, para que fiquem devidamente cozinhados, mas ainda assim suculentos.

Para preparar o molho de guacamole, numa taça junta-se o abacate, o iogurte, a massa de alho, os coentros em pó, a paprica, os cominhos, a caiena, o azeite, o vinagre de sidra e a pimenta e com a ajuda de um garfo reduz-se tudo a puré.

Finaliza-se servindo os camarões com uma tortilha (previamente tostada no forno por cerca de 10 minutos) e juntando um pouco mais de coentros frescos picados.

Como vêem um prato de verão, versátil e saboroso. 

Fotos por Shot Frame – www.shotframe.pt / facebook.com/shotframept


1 comentário:

  1. Uma delícia! gostei muito ... gosto também muito da foto. Linda

    ResponderEliminar