quarta-feira, 23 de julho de 2014

Mata-Bicho Real Taverna


Olá a todos,

Um dia destes, o vosso amigo Barrigana andava “de passeio” pela histórica e bonita cidade de Leiria e de repente sentiu o ataque de um daqueles bichinhos que existem nas nossas barriganas e que frequentemente nos atacam sem aviso. Desde logo tentei resolver esse problema e pus-me à procura do sítio mais adequado para resolver essa situação.

A procura não demorou muito. Assim que cheguei à Praça Rodrigues Lobo, bem no centro histórico da cidade, deparei-me com o sítio ideal: o “Mata-Bicho Real Taverna”.

O “Mata-Bicho” é sem qualquer dúvida um espaço que “vai beber”influências não só em termos de ementa, mas também em termos de decoração e conceito às antigas e tradicionais tabernas/tavernas/tascas/tascos portugueses. É uma casa com um espaço muito agradável de decoração simples, a fazer lembrar as tais tascas antigas, com balcões em mármore, bancos e mesas de madeira e um sem número de decorações tradicionais portuguesas, desde os galos de Barcelos, às habituais cabaças, passando pelos azulejos e acabando no incontornável “Zé Povinho”.

Caso esteja um bom dia de verão e queiramos aproveitar o bom tempo, também podemos desfrutar de uma óptima refeição na esplanada exterior, que tem uma vista privilegiada para o Castelo de Leiria. Para além disto, o atendimento é simpático e atencioso.

Assim, ficam os cinco Barriganas para o ambiente.

Relativamente à ementa, o Mata-Bicho serve sabores tradicionais de Portugal e não só. Aqui a ementa divide-se em petiscos, especialidades, pratos à carta e pizzas à Portuguesa. A minha experiência ficou por uma fantástica “Trouxa de Farinheira com espinafres”, estaladiça por fora e cremosa por dentro, depois uns deliciosos “Ovos com Espargos”, ovos estrelados que vêm a cobrir uma mistura de batatas fritas, espargos e chouriço e para finalizar a secção de petiscos um tradicionalmente fantástico “Pica-Pau”, boa carne, tenra e saborosa.

Continuando para outra secção da ementa eu, como grande apreciador de pizas e de ingredientes portugueses, não podia deixar de provar as “Pizzas à Portuguesa” do “Mata-Bicho”. Para começar devo recomendar a “Calzone de Frango”, com tomate, mozarela, frango, cogumelos frescos, cebola, azeitonas e molho de alho, uma excelente piza, depois entra a “Pizza Mata Bicho”, com cogumelos frescos, chourição, bacon, carne picada, cebola, ovo e molho de alho, uma autêntica bomba nuclear que mata qualquer bicho que habite no nosso estômago.

Uma fantástica refeição e ementa que merecem bem os cinco Barriganas.

O preço ronda em média entre os 12 e os 25 euros por pessoa, dependendo da refeição, que é um número bastante simpático.

Para o preço ficam os quatro Barriganas.

Um sítio que vale a pena visitar várias vezes, até porque há muita coisa boa para provar. Já sabem, se passarem por Leiria, experimentem.


Fotos e Design por Shot Frame – www.shotframe.pt / facebook.com/shotframept

1 comentário:

  1. Também gostei muito e o ambiente é muito giro. Beijinhos Linda

    ResponderEliminar