segunda-feira, 14 de julho de 2014

Congelar Alimentos


Olá minha gente,

Hoje o vosso amigo Barrigana traz-vos algumas dicas sobre como congelar alimentos. Sim, congelar alimentos.

Se vocês são daquelas pessoas que acham que congelar alimentos se limita a colocar carne, ou peixe em sacos, atirar tudo para a gaveta do congelador e rezar para que a gaveta feche, então meus amigos digo-vos que estão enganados, congelar alimentos é bem mais do que isso.

Nos dias de hoje congelar é a maneira mais prática, rápida, cómoda e económica de comer bem, variado e sem pagar muito.

Contudo, como em tudo na vida, congelar também tem as suas técnicas indispensáveis para que os alimentos mantenham a sua qualidade:

- Deve-se arrefecer totalmente a comida cozinhada antes de se congelar;

- Dividir o cozinhado em porções é uma maneira muito fácil de ajudar-nos a comer de maneira equilibrada e assim não termos que descongelar por completo o cozinhado apenas para cozinhar uma pequena parte;

- Cozinhar - Congelar – Descongelar – Tornar a aquecer – Congelar novamente. Isto está errado, a possibilidade do número de bactérias presentes na comida aumentar é enorme;

- Deixar os alimentos a descongelar sempre no frigorífico. As bactérias proliferam nos alimentos em temperaturas acima dos 8 graus Celcius.

- Etiquetar as embalagens. A congelação não impede completamente o “envelhecimento” dos alimentos, daí a importância de se colocar etiquetas com datas nas embalagens. Se tiverem qualquer coisa com mais de 3 ou 4 meses de congelação tenham atenção quando forem comer. Se não tiver com boa cara, cheiro ou até sabor, vai fora.

Para além de tudo isto e, como já tinha referido, congelar ajuda-nos a poupar. Por exemplo: Não sabem o que fazer com os restos de ervas aromáticas? Fácil, moam-nas e juntem-lhes azeite e distribuam a mistura em cuvetes de gelo e têm uma excelente maneira de temperar massas, carne, peixe, entre outros.

Durante o ano deitam fora quilos e quilos de fruta que se estraga na fruteira? Ainda mais fácil. Descasquem-na, cortem-na em pedaços (se for o caso) e congelem-na, para mais tarde fazerem smoothies, gelados rápidos, podem colocá-las em sangrias, entre muitas outras possibilidades.

Não conseguem comprar embalagens de cogumelos sem que eles se estraguem e vão para o lixo? “Piece of cake”. Congelem-nos e usem-nos para fazer uma sopa de cogumelos, em risotos e até salteados para juntar a uma massa.

Como veem as possibilidades são quase intermináveis quando se fala em congelar, mas há que fazê-lo da maneira correta.


Design por Shot Frame – www.shotframe.pt / facebook.com/shotframept

Sem comentários:

Enviar um comentário