sexta-feira, 11 de julho de 2014

Berlindes de Ventresca de Atum Manná


Olá a todos,

Já disse aqui que nunca fui grande apreciador de peixe, mas, como é normal, há algum tempo que essa tendência foi diminuindo e hoje em dia, como cada vez mais peixe.

Um dos meus peixes favoritos é sem dúvida o atum, principalmente a parte da barriga, ou ventresca de atum, de facto, diz-se que a ventresca está para o atum, como os secretos estão para o porco. A ventresca é o músculo que delimita a cavidade abdominal do atum, como se trata de um músculo “muito utilizado” pelo animal é uma carne firme, de sabor rico e intenso.

Contudo e infelizmente é impossível a nós, comuns mortais, darmo-nos ao luxo de comermos uma boa ventresca de atum todos os dias, por isso mesmo, é que a Manná produz uma óptima ventresca de atum em óleo vegetal, para que todos nós tenhamos oportunidade de deliciarmo-nos mais vezes com esta maravilha.

Como não podia deixar de ser, o Barrigana tem uma receita muito especial que envolve ventresca de atum, uns deliciosos “Berlindes de Ventresca de Atum Manná”. Vão precisar de:

 (Para cerca de 20 berlindes)
- 4 latas de Ventresca de Atum Manná;
- ½ cebola picada em cubos (pequena);
- 1 alho-francês (pequeno);
- 1 a 2 colheres de sopa de mostarda;
- 1 ovo;
- 3 colheres de sopa de farinha;
- 1 colher de sopa de vinagre de cidra;
- 2 colheres de chá de coentros em pó;
- 2 colheres de chá de pimentão-doce;
- Sal e pimenta (a gosto);
- Pão ralado q.b.

(Para a maionese de alho)
- Cerca de 3 colheres de sopa de maionese;
- 1 colher de sopa de massa de alho;
- 2 colheres de chá de pimentão-doce

Em primeiro lugar num recipiente grande junta-se a ventresca de atum, a cebola, o alho-francês finamente picado, a mostarda, o ovo, duas colheres de sopa de farinha, o vinagre de cidra, os coentros em pó e o pimentão-doce. Mistura-se tudo muito bem até obtermos uma mistura homogénea e pegajosa (ligeiramente pastosa) e tempera-se com sal e pimenta a gosto antes de se misturar de novo e de levar a mistura ao frigorífico por pelo menos 15 minutos.

Enquanto isto numa tacinha mistura-se a maionese, a massa de alho e o pimentão-doce e leva-se também ao frigorífico.

Uma vez a mistura bem fresca com as mãos ligeiramente húmidas, fazem-se bolas e depois passam-se num prato com bastante pão ralado, uma colher de sopa de farinha e algum sal e pimenta. Reserva-se de lado durante alguns minutos enquanto aquecemos o óleo numa frigideira ou fritadeira e depois fritam-se os berlindes até ficarem dourados.

Retiram-se e servem-se acompanhados pela maionese de alho.

Ótimos servidos quentes ou frios estes berlindes são uma maravilha que é capaz de nos viciar.


Fotos por Shot Frame – www.shotframe.pt / facebook.com/shotframept e João Paulo Ferreira

1 comentário:

  1. Muito... Muito bom! São mesmo uma delícia. Beijinhos Linda

    ResponderEliminar