sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Pão de Caril e frutos secos


Olá pessoal,

Como já vos tinha confessado aqui, sou totalmente viciado em pão. Por isso mesmo, é que desde que me dediquei a aprender e a desvendar todos os seus segredos, ando a tentar desenvolver vários pães ditos “diferentes”, com diferentes cores e sabores.

Assim, a receita de hoje é mais uma dessas “experiências” que levei a cabo num destes dias e que me parece perfeita para esta altura do ano.

Por isso, e sem mais demoras, hoje trago-vos “Pão de caril e frutos secos”. Para isto vão precisar de:

- Cerca de 300g de farinha tipo 65 (mais um pouco para polvilhar);
- ½ colher de sopa de azeite;
- 1 colher de sopa de óleo vegetal;
- 1 colher de chá de açafrão em pó;
- 2 colheres de chá de caril em pó;
- Cerca de 11g de levedura/fermento de padeiro (1 saqueta);
- Cerca de 10g de sal fino;
- Amendoins com picante (ou sem) q.b. ;
- Pinhões q.b.;
- Sementes de sésamos q.b. ;
- Sementes de papoila q.b. ;

Primeiro juntam-se todos os ingredientes numa taça, tendo sempre atenção para que, na fase inicial, o sal e a levedura não entrem em contacto (para que o sal não “mate” a levedura­ - são seres vivos). Depois mistura-se tudo muito bem, juntando água (da torneira), cerca de 150 a 200ml, até formar uma massa peganhenta.
Posto isto, retira-se a mistura da taça e começa-se a amassar numa superfície enfarinhada, por cerca de 10 minutos, até obtermos uma massa homogénea e elástica. Nesta fase, leva-se a levedar, dentro da taça, por cerca de uma hora, num local seco e escuro, a massa deverá ter o dobro do tamanho inicial.

Passado este tempo, retira-se da taça e amassa-se por mais alguns minutos e “dá-se” a forma desejada. Deixa-se descansar por 10 minutos tapada com um pano (ou película antiaderente), polvilha-se com água e dispõem-se os amendoins, os pinhões e as sementes de sésamo e de papoila um pouco por todo o pão, pressionando-as (levemente) para que não caiam. Para terminar, polvilha-se tudo com um pouco de farinha.
Vai ao forno por cerca de 45 minutos, ou até estar ligeiramente dourado e estaladiço por fora. 

Uma autêntica delícia para se comer com uma simples manteiga, ou com uma receita mais elaborada como patês de vegetais, ou até de peixe.

É também uma óptima opção para um chuvoso dia de Outono. Já estou a imaginar, chuva e vento lá fora e cá dento um aromático pãozinho quentinho, acabado de sair do forno. Simplesmente delicioso.

Fotos por: Shot Frame - www.shotframe.pt / facebook.com/shotframept

1 comentário:

  1. E barrado com patês do género que há no Uniko ... hum! maravilha! Linda

    ResponderEliminar