sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Magret de pato com medronho e doce de figo


Olá minha gente,

Hoje o Barrigana, em mais uma das suas receitas, traz-vos uma receita com um ingrediente inédito nos Diários d’um Barrigana, pato.

Para começar da melhor maneira resolvi fazer um delicioso e suculento peito de pato, ou como é mais conhecido hoje em dia “magret” de pato. Esta é uma carne que merece ser experimentada, pois é muito saborosa, quando cozinhada de maneira correcta. O peito do pato, é, por norma, uma peça com uma grande camada de gordura, pois o animal precisa desta para se proteger do frio durante o inverno. É esta gordura que torna a carne tão saborosa e suculenta. O segredo está em comprar um peito grande, com uma boa camada de gordura, com a pele clara e sem alterações de cor.

A este, juntei dois ingredientes que combinam lindamente entre si, e que, por estas alturas, também estão em época. Figo e medronho. Para conferir alguma doçura ao prato e cortar com a riqueza da carne decidi usar um doce de figo ao qual juntei um pouco de aguardente de medronho, para acentuar mais os sabores e para dar uma espessura de molho ao doce de figo.
Assim, para esta receita vão precisar de:

(para 2 pessoas)
- 1 peito de pato (grande);
- 2 a 3 colheres de sopa de doce de figo;
- 2 a 3 colheres de sopa de aguardente de medronho;
- Sumo de limão q.b.
- sal e pimenta;
- Flor de sal.       

Começamos por golpear (com uma faca bem afiada) o peito de pato, apenas do lado da pele, nunca chegando à camada de carne. Desta forma, assim que o peito começar a cozinhar, vai libertar gordura, essencial para dar sabor e para deixar a carne suculenta.

Posto isto, numa frigideira bem quente e sem qualquer gordura (azeite, óleo ou manteiga) colocamos o peito de pato com a pele virada para baixo e temperamos o lado virado para cima com pouco sal. Deixa-se cozinhar o lado da pele até ficar bem estaladiço e dourado, depois vira-se e deixa-se cozinhar por pouco tempo. Retira-se e deixa-se a carne descansar embrulhada num pouco de papel de alumínio por cerca de 5 minutos, antes de cortar (se cortássemos logo de seguida a carne iria libertar todos os sucos e ficaria muito seca).

Entretanto escorre-se a maioria da gordura da frigideira (que pode ser aproveitada para outros pratos, basta guardá-la num frasco no frigorífico) e junta-se o doce de figo, seguido do sumo de limão, deixando-se cozinhar por alguns minutos. Nesta fase junta-se a aguardente de medronho e faz-se um flambé, para “queimar” o álcool. Deixa-se cozinhar por cerca de 5 minutos.

Finaliza-se cortando o peito de pato em tiras com cerca de um centímetro de espessura e servindo-se com um pouco de flor de sal por cima da carne e com o molho para acompanhar.

Recomendo que acompanhem este prato com uma salada ou com vegetais cozidos, ou salteados.

Et voilá! Não tenham receio e experimentem. É muito saboroso. 

Fotos por: Shot Frame - www.shotframe.pt / facebook.com/shotframept

Sem comentários:

Enviar um comentário