segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Comer com as mãos


Olá a todos,

Desde os primórdios da Nossa existência como seres humanos a nossa forma de comer alterou-se drasticamente. De comer com as próprias mãos, passámos a comer com talheres feitos com vários materiais, com diferentes formas e feitios. Pode-se afirmar que, hoje em dia, praticamente todas as refeições que fazemos incluem uma traquitana específica, desde talheres de carne, talheres de peixe, talheres de entrada, talheres para marisco, pauzinhos, entre outros.

Por um lado acho que os talheres são muito úteis, mais higiénicos (em certos casos), e alguns, até bastante divertidos. Ainda assim, existem muitas comidas que hoje em dia, em pleno século XXI, só fazem sentido, e são até mais saborosas, quando comidas com as nossas próprias mãos.

Por muito que neguemos, todos nós temos uma comida, à qual não conseguimos resistir, sem lhe “jogar as manápulas”. No meu caso consigo lembrar-me de várias, de entre elas contam-se: frango assado, sardinhas assadas, caracóis, piza, pastéis de bacalhau, rissóis e croquetes, entrecosto, pastéis de nata, camarões, caranguejos e sapateira, as habituais sandes, entre muitas, muitas outras. Alguns destes pratos, para além de serem quase impossíveis de se comer com talheres (os caracóis, por exemplo), são de facto bem mais saborosos quando comidos com a mão.

Por outro lado, é difícil comer com as mãos e por vezes sentirmo-nos uns autênticos “homens das cavernas”, cheios de gordura e “molhanga” na boca, cara, nariz (incluindo dentro do nariz), mãos, camisa, sobrancelhas, cabelo, orelhas… enfim, a mim já me aconteceu demasiadas vezes.

Contudo devo esclarecer que não tenho qualquer divergência com talheres, ou quaisquer outros utensílios de cozinha, assim como, com as pessoas que não conseguem comer sem os mesmos, ainda assim, aproveito esta oportunidade para deixar um conselho àqueles que querem dar uma séria oportunidade ao “estilo” de comer com mãos.

Resumidamente, a higiene é tudo. Primeiro: Mantenham as mãos sempre bem limpas. A higiene é muito importante nestas ocasiões, não queremos ter, literalmente, um dissabor enquanto apreciamos a nossa suculenta e saborosa coxa de frango, ou seja, lavem sempre as mãos antes de comer. Segundo: Cortem, sempre, mas sempre a unhas, a não ser que queiram passar um semana com pedaços de comida debaixo delas e logo naquele dia que havia entrecosto para o almoço é que o vosso patrão percebeu o quão porcos vocês são apenas por vos dar um aperto de mão.        

Por isso já sabem, para mim com as mãos também vale…e muito. 

Design por: Shot Frame - www.shotframe.pt / facebook.com/shotframept


Sem comentários:

Enviar um comentário