quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Mascote da Atalaia


Rua da Atalaia, Bairro Alto, Lisboa. Uma casa castiça e singela abre as portas dos números 13 e 15, no interior sentimos que fomos transportados para as primeiras décadas do século XX, cadeiras e bancos de madeira e mesas com tampos de mármore. As portadas abertas permitem-nos apercebermo-nos de tudo o que se vai passando na rua da Atalaia.

A Mascote da Atalaia é um sítio “cool” e acolhedor, que abriu em Maio deste ano, depois de ter estado fechada durante cerca de 10 anos. A sua decoração é de uma tasca típica de há cerca de 40 anos atrás, que eram abundantes naquela zona. As paredes estão decoradas por várias fotografias de noites de fado ali vividas recentemente. Sim porque na Mascote podemos também usufruir, todas as segundas e terças a partir das 20 horas, de um belo serão de fados, acompanhado de uma boa refeição e sendo a casa pequena podemos estar bem próximos dos fadistas. Para além de tudo, isto o atendimento é bastante simpático e atencioso.

Por isso ficam os cinco Barriganas para o ambiente.

A ementa desta casa é, essencialmente, baseada em tapas, pratos e petiscos tradicionais da cozinha portuguesas, uns que se mantêm fiéis às origens como os torresmos, o pica-pau, as moelas, as migas de enchidos ou de bacalhau. Por outro lado, a mascote tem algumas “cartas especiais na manga” e surpreende-nos com alguns pratos que trazem um toque especial e moderno a clássicos da nossa cozinha, como bifana de seitan.

Eu, Barrigana, embebido por todo este espírito de portugalidade abundante por aquelas paragens, deixei-me ficar por uma tradicionalíssima e muito saborosa bifana e por um inesquecível prego no pão, ambos tenríssimos e ambos envolvidos num molho que mistura sucos de carne com mostarda…hum…até salivo só de me lembrar. Como acompanhamento, pude contar com um par “Laurentinas” (cerveja moçambicana) fresquinhas e leves.

Para complementar um “arroz doce” bem cremoso e malandrinho e um guloso salame de chocolate.

Assim, para a ementa ficam os cinco Barriganas.

Os preços da “Mascote da Atalaia” rondam em média os 5 e os 6,50 euros por pessoa, que não deixa de ser bastante acessível para o nível de prato e petiscos que apresentam.

Por isso ficam os cinco Barriganas para o preço.

Deixo-vos um conselho, se gostam de bons petiscos, de uma boa “pinga” e de um “faducho”, ou de uma conversa descontraída para acompanhar, juntem alguns amigos e vão à “Mascote da Atalaia”. Não se arrependem de certeza.


Fotos e Design por: Shot Frame – www.shotframe.pt / facebook.com/shotframept

Sem comentários:

Enviar um comentário