segunda-feira, 28 de outubro de 2013

As sementes da anona são venenosas


Olá a todos,

As anonas são frutos deliciosos e altamente nutritivos ricos em fibras, sais minerais e vitaminas, para além disso estão cheias de propriedades anti-envelhecimento (anti-oxidante) e ajudam a reduzir o colesterol e o ácido úrico.   

Contudo, por detrás desta sua aparência saudável, exótica e “inofensiva”, a anona contém em si um perigo disfarçado em forma de uma inofensiva semente/caroço. Estes possuem componentes que são tóxicos para os mamíferos, seres humanos incluídos.

Quando moídas, o líquido destas sementes é usado muitas vezes para tratar piolhos e, em alguns países da América do Sul, como insecticida. Depois de vários testes e experiências, e por muito cruel que isto vos pareça, as sementes das anonas são conhecidas por destruir tecido renal em mamíferos e também por provocarem lesões cerebrais em ratos (quando administradas em quantidades pequenas e regulares).

Naturalmente, em nós, humanos, se comermos ou engolirmos um caroço, não existe o perigo de cairmos para o lado fulminados, mas a ingestão de 0.15g da resina produzida pelas sementes, provoca fotofobia intensa (aversão à luz), vómitos, náuseas, ardor na garganta, flatulência, entre outros sintomas.

No entanto, não se preocupem nem olhem para as anonas como ameaças, são uma fruta deliciosa e nutritiva, como disse anteriormente, basta terem algum cuidado quando a comerem. Mesmo que fiquem com uma semente na boca, acidentalmente, basta cuspirem-na e tudo fica bem.

Por isso já sabem, comam anonas à vontade, mas com cuidadinho.


Design por: Shot Frame – www.shotframe.pt / facebook.com/shotframept

17 comentários:

  1. Muito curioso ... não fazia mesmo ideia, mas gosto muito de anonas, muito obrigada pela dica. Beijinhos Linda

    ResponderEliminar
  2. e as folhas!? SÃO VENENOSAS«

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aa folhas são muito boas para fazer chá. Este chá é anti-cancerigeno e muito bom para o cancro da bexiga entre outros

      Eliminar
    2. Cada vez que como anonas normalmente engulo os caroços...sera que vou ficar doente?? Outro dia comi exageradamente incluindo alguns caroços..estou preocupada porque li o artigo sobre os caroços das anonas...por favor digam-me alguma coisa por favor

      Eliminar
    3. A senhora ficou bem?

      Eliminar
    4. OMG!... como não repondeu já morreu de certeza... 🤣🤣🤣 paz.✌️

      Eliminar
  3. gosto muito desta fruta e ainda nao sabia das suas propiedades anti-cancerigenas obrigado pela informaçao

    ResponderEliminar
  4. Eu não sabia e por caso hoje fiz um batido na bimbi incluindo também a sementa, comecei a ter náusea, o que achei estranho é decidi pesquisar no Google e incontri o seu blog... Acha que deveria ir no Hospital?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Massimiliano. Sinceramente penso que só seja preocupante se for consumido em grande quantidade. No entanto, se os sintomas se mantiverem ou piorarem, aconselho que procure ajuda médica o mais depressa possível.
      As melhoras.

      Eliminar
  5. Já bebi várias vezes chá feito com sementes de anona moídas, do Srilanka,vendido em pacotinhos, achei bastante bom e não senti malefício nenhum.

    ResponderEliminar
  6. Bem, hoje fiz um sumo numa maquina daquelas que esmaga a fruta, e meti a nona com os caroços. Bebi eu o meu pai e o meu chunhado, vomitamos os 3 e ficamos super maldispostos. Portanto malta, tenham cuidado com essas sementes :/

    ResponderEliminar
  7. Eu fiz um suco em fevereiro com ela e dei para meu pai tbm. Tomei antes e após o almoço, pequena quantidade. Passei muito mal, suor frio sensação de fraqueza, náuseas e muita diarreia. Fui ao banheiro até a hora de dormir, água pura. Meu pai tem prisão de ventre e não sentiu tudo isso, mas fez efeito para seu intestino preso. Desde então estou dando a ele. Pois não dá cólicas na hora de ir ao banheiro. Mas comecei a achar que o efeito laxativo vinha das sementes. Hoje fiz o suco sem bater com as sementes. Guardei-as. Caí no erro de descascar uma única, para ver por dentto, acabei mastigando e engolindo. Passei mal novamente. Ela é oleosa como uma castanha. Até vomitei. Muito estranho agora estou com medo de dar ao meu Pai. Mas foi tão bom para ele na prisão de ventre. Que pena. Será que devo parar? Que dúvida.

    ResponderEliminar
  8. Eu já devia estar morta, há 50 anos que como anonas, quase diariamente com sementes e tudo. Aliás tenho essa mania, engulo caroço de azeitona, de cereja, de melancia, de melão, bah algum dia fico com um grande melão.

    ResponderEliminar
  9. Gosto de anonas. Na verdade fico com medo quando engulo uma semente. Ainda mais por ser doente renal. Agora vou ter mais cuidado. Gostei do artigo.

    ResponderEliminar
  10. Eu hoje estava a fazer um batido e pus a anona com as sementes ,triturei e coei senti-me tão mal vomitei e fiquei com diarreias

    ResponderEliminar
  11. O mesmo acontece com as sementes das maças, logo batidos e sumos triturados que usem as sementes sao prejudiciais

    ResponderEliminar