sexta-feira, 28 de junho de 2013

Gelado de Nêspera


Boas minha gente,

Hoje, a primeira coisa que vos tenho a dizer é,…”tá uma brasa que não se pode estar”. Por isso mesmo e para combater o calor o Barrigana resolveu fazer um refrescante gelado.

Este gelado é muito particular. Como vocês sabem eu sou totalmente contra o desperdício, por isso, assim que me deparei com umas nêsperas que já andavam por aqui moribundas resolvi pôr mãos à obra. Juntei o útil ao agradável e fiz um gelado de nêspera.

Para fazer este gelado vão precisar de:
- 300 a 400 g de nêsperas;
- 200 ml de natas (para bater);
- Cerca de 25g de açúcar amarelo;
- 1 pedaço de gengibre (com cerca de 1 cm);
- Sumo e raspas de ½ lima;

Para começar arranjam-se as nêsperas (retira-se a casca, os caroços e algumas possíveis partes podres) e levam-se ao congelador até congelarem (cerca de 2 a 3 horas). Uma vez congeladas reduzimo-las a um puré/líquido e junta-se o gengibre, o sumo e a raspa de lima. Reserva-se no congelador.

Nesta fase, batem-se as natas (bem frias) com o açúcar até ficarem bem firmes e cremosas. Junta-se a mistura de nêsperas e envolve-se bem até ficar uma mistura homogénea. Leva-se ao congelador num recipiente durante 20 minutos, depois retira-se o gelado e mexe-se com a ajuda de umas varas misturando as partes já congeladas com as que ainda não estão congeladas. Repetimos este processo, mas a cada vez adicionamos 10 minutos ao tempo de espera, até o gelado ficar totalmente sólido. Este processo serve para não deixar que o gelado crie cristais de gelo muito grandes. Assim, cada vez que mexe-mos estamos a partir mais os cristais de gelo.

Este é daqueles benditos gelados que nem saem do recipiente, vai tudo de uma vez.

Experimentem.   
Fotos por: Sara Costa - sarajfcosta.wix.com/fotografia

Sem comentários:

Enviar um comentário