terça-feira, 11 de junho de 2013

Comer sardinhas



Olá minha gente,

Os Santos Populares estão aí à porta e com eles tudo o que é tradicional e característico destas festas. Os arraiais e bailaricos que surgem em cada esquina de várias cidades portuguesas, as marchas populares de arquinho e balão e a inevitável comida.
E agora pergunto-vos eu. Qual é, para vocês, a melhor comida dos “Santos”, o caldo verde, a bifana, o chouriço assado? Meus amigos, para mim sem dúvida que é “a bela da sardinha assada”, sempre deitada na sua cama, à qual carinhosamente apelido de “farronca” de pão.
Mas meus amigos, se acham que, para mim, comer sardinhas assadas é um simples ato de “encher o bandulho” (ou a Barrigana, neste caso), tirem daí a ideia. COMER SARDINHAS, para mim envolve todo um ritual e técnicas muito próprias que elevam toda a refeição ao patamar de um verdadeiro “manjar dos deuses”.
Em primeiro lugar, as sardinhas têm que ser, como manda o ditado, pequeninas e cheiinhas. Depois o processo divide-se em etapas.
Primeira: A sardinha deve assentar sempre, mas sempre, por cima do pão.
Segunda: Para além da fatia de pão que serve de base para as sardinhas devemos ter mais um pedaço de pão para podermos “espremer” as sardinhas para que elas libertem os seus óleos, que por sua vez vão ensopar o pão. Mas atenção! A “barriga” da sardinha deve ficar sempre virada para “o vizinho da frente” (assim ao menos não somos nós que nos sujamos e a culpa é sempre da sardinha).
Terceira: Comer a quantidade desejada de sardinhas sem nunca substituir o pão aonde ela assenta. Desta forma ele irá ficar bem ensopado nos óleos.
Quarta: Terminar a refeição com a fatia de pão “encharcada” nos óleos da sardinha, que para além de muito saudáveis, são saborosíssimos. Caso queiram, podem sempre utilizar a técnica de torrar a fatia de pão antes de a comerem, que também é muito saborosa.

Aqui está meus amigos, a minha dica para as tardes/noites de Santos Populares que aí vêm.

Design por: Sara Costa – sarajfcosta.wix.com/fotografia

1 comentário:

  1. A técnica é mesmo essa! está tudo muito bem explicadinho ... só falta a bela da salada. O bonequinho está uma delícia ...PARABÉNS! Beijinhos Linda

    ResponderEliminar