segunda-feira, 17 de junho de 2013

Abacates Maduros


Olá a todos,

O Barrigana é grande apreciador de abacates. Para além de muito saborosos são frutos muito saudáveis para a nossa saúde. Contribuem para a redução da taxa de colesterol e da pressão sanguínea e são uma boa fonte de anti-oxidantes. Previnem a prisão de ventre, perturbações digestivas e possuem uma boa acção anti-inflamatória. São ricos em calorias, logo são uma óptima fonte de energia.

Apesar disto, sempre que quero usar abacate numa receita, enfrento sempre um problema. A maior parte dos abacates que se vendem nos super-mercados estão verdes, o que faz com que eles tenham que amadurecer por alguns dias antes de serem usados.

Felizmente (e depois de uma pesquisa na net) existem várias técnicas para fazer amadurecer mais rapidamente os abacates, até porque os abacates verdes não são tão nutritivos, nem tão saboroso (é um sabor parecido a um pedaço de cartão). Uma das técnicas é embrulhar o abacate num jornal, ou num saco de papel e guardá-lo num sítio seco, assim o abacate vai levar cerca de três a quatro dias.

Outro truque consiste em colocar os abacates num saco de papel (a temperatura ambiente), juntamente com outros frutos maduros, como tomates, bananas ou maçãs. O gás etileno que é libertado pelos frutos maduros vai acelerar o processo de amadurecimentos dos abacates.

Se não puderem (ou quiserem) esperar alguns dias, existe uma maneira mais rápida. Colocando os abacates no micro-ondas por alguns segundos, numa temperatura média. No entanto, só se deve optar por este processo num caso extremo, pois apesar do abacate ficar comestível em termos de textura, não ficará com o mesmo sabor de um abacate naturalmente amadurecido.   


Fotos por: Sara Costa – sarajfcosta.wix.com/fotografia

Sem comentários:

Enviar um comentário