segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Curcuma, a melhor amiga do cérebro (?)


Olá minha gente,

Este fim-de-semana tive conhecimento de uma notícia na Revista (revista semanal do Jornal Expresso) que deixou muito contente e esperançoso.

Segundo investigadores do Instituto de Neurociência e Medicina de Julich, na Alemanha, o caril (e não só, todos os pratos que contenham curcuma/açafrão da Índia) poderá estimular o cérebro humano.

Para já, as conclusões ainda não se aplicam aos seres humanos. Estes investigadores descobriram, concretamente que, ao injetarem ratinhos de laboratório com tumerona aromática, um composto da curcuma/açafrão da Índia muito utilizado para fabricar o pó de caril e temperar vários outros pratos, estes registaram um aumento de atividade cerebral em zonas do cérebro relacionadas com o crescimento de células nervosas.

Agora em discussão e estudo está possibilidade de se utilizar este composto em seres humanos para ajudar no tratamento de doenças degenerativas como o Alzheimer ou a demência.

De resto, já vos tinha falado aqui de outros dos benefícios do Açafrão da Índia/Curcuma. É reconhecido pelo seu forte poder antisséptico, indicado para desinfetar feridas, cortes e para ajudar fortalecer o sistema imunitário. Contém também um elemento na sua composição chamado curcumina que ajuda no combate contra os agentes cancerígenos (radicais livres), protegendo as células, principalmente na zona cólon.

Pode ainda não estar testado e comprovado que este componente tem os mesmos efeitos no cérebro humano, mesmo assim, usem e abusem do açafrão nos vossos pratos, façam caris “a torto e a direito”, porque de certeza que serão pratos saborosos e acima de tudo muito saudáveis.  


Design por Shot Frame – www.shotframe.pt / facebook.com/shotframe.pt

1 comentário:

  1. Boa notícia para mim ... gosto imenso de pratos com caril e açafrão. Beijinhos Linda

    ResponderEliminar