sábado, 18 de outubro de 2014

Calzone de Cavalas em Tomate Manná


Olá a todos,

Hoje o Barrigana estava com fome de piza. Quem não gosta de uma boa piza? No meu caso é uma das minhas comidas favoritas. Contudo, hoje não me apetecia uma piza normal, por isso resolvi fazer uma “Calzone de Cavalas em Tomate Manná”.

Sei que pode parecer estranho usar peixe numa piza, mas a cavala é um peixe carnudo, suculento e saudável, o que torna esta calzone numa delícia. Vão precisar de:     

(Massa de Piza)
- 300g de farinha (t65);
- 8g de levedura;
- 1 colher de chá de açúcar;
- 2 colheres de chá de sal;
- 1 colher de sopa de azeite;
(Recheio)
- 1 lata de Cavalas em tomate Manná;
- 4 filetes de anchovas Manná;
- 2 dentes de alho;
- 1 tomate;
- cerca de 200ml de polpa de tomate;
- orégãos secos q.b.
- ½ cebola roxa em rodelas;
- 5 a 6 pedaços de tomate seco;
- Massa de alho;
- Mozarela (ralado) q.b.

Primeiro para a massa aquece-se cerca de 1dl de água durante 20 segundo no microondas e junta-se a levedura e uma pitada de açúcar. Mistura-se e reserva-se durante 10 minutos para que a levedura active.

Depois disto, num recipiente juntamos a farinha, o azeite, o sal e o açúcar. Juntamos água com a levedura aos poucos e mistura-se até obtermos uma espécie de bola, retiramos para uma superfície previamente enfarinhada e amassamos até obtermos uma massa homogénea, elástica e macia. Colocamo-la num recipiente untado com azeite, cobrimos com um pano húmido, ou com película antiaderente e deixa-se descansar por 30 a 45 minutos, num sítio quente.

Entretanto num tacho salteamos o alho picado, juntamos as anchovas e o tomate picado. Temperamos com sal, pimenta, orégãos a gosto e deixamos cozinhar por cinco minutos. Junta-se a polpa de tomate e rectificam-se os temperos.

Para finalizar a massa, estendemo-la, pincelamos com um pouco de azeite e juntamos o molho de tomate apenas numa das metades da base.

Posto isto, juntamos a cebola roxa, os pedaços de tomate seco, os filetes de Cavala em Tomate Manná, sem espinhas, (incluindo um pouco de molho de tomate da lata) e o queijo ralado.

Nesta fase, pegamos na parte da massa sem recheio e dobramo-la ao meio de maneira a que cubra a parte com recheio.

Finalizamos dobrando/enrolando a ponta da massa sobre si própria de maneira a que a colzone fique bem selada. Antes de ir ao forno, pincela-se o exterior da massa com azeite.

Leva-se ao forno a 200 graus por cerca de 45 minutos, até a massa ficar dourada.

Uuuuuuuuhhhhhmmmm, que delícia! Experimentem.


Fotos por Shot Frame – www.shotframe.pt / facebook.com/shotframept

1 comentário:

  1. Esta tenho que experimentar! Parece deliciosa. Beijinhos Linda

    ResponderEliminar