sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Açorda de camarão, abóbora e caril


Olá a todos,

Hoje o Barrigana traz-vos mais uma das suas receitas. Desta vez, trago-vos uma receita imaginativa e com a qual consegui aproveitar vários alimentos que tinha no fundo do congelador.

Alguns camarões esquecidos, meio pão “de cabeça” (alentejano) e alguns pedaços de abóbora…”et voilá” eis que surge um delicioso prato. Assim, trago-vos uma “Açorda de Camarão, Abóbora e Caril”. Vão precisar de:

(Para 2 pessoas)
- ½ pão de cabeça pequeno (alentejano) com pelo menos 2 dias;
- Cerca de 250 gr de abóbora;
- 10 a 12 camarões 20/30;
- 3 dentes de alho (em pedaços médios);
- 2 chalotas (picadas);
- 1 pedaço de gengibre (picado);
- Caril em pó q.b.
- coentros q.b.
- ½ colher de chá de cominhos em pó;
- 1 colher de chá de Açafrão das Índias;
- Piri-piri a gosto (opcional);
- 1 gema de ovo;

Em primeiro lugar corta-se a abóbora em cubos pequenos e leva-se a cozer num tacho com água (juntar água apenas até tapar a abóbora) temperada com sal, pimenta e um pouco de caril em pó. Assim que estiverem bem cozidos, com a ajuda de uma varinha mágica, passam-se bem até obtermos um creme macio. Nesta fase retificam-se os temperos a gosto e adiciona-se também os cominhos em pó, o açafrão e o piri-piri.

Entretanto, corta-se o pão em cubos e demolha-se em água durante alguns segundos e escorre-se. Depois num tacho com um fio de azeite salteiam-se os alhos, as chalotas e o gengibre, posto isto, junta-se o pão e deixa-se cozinhar por cerca de dois minutos.

Tempera-se com um pouco mais de caril e depois junta-se o creme de abóbora. Deixamos cozinhar por mais alguns minutos e juntamos os coentros picados.

Finalizamos retificando os temperos e, caso necessário, juntamos um pouco de água consoante a consistência pretendida. Mesmo antes de servir juntamos a gema de ovo e temperamos com sal e pimenta.

Um clássico português com um toque muito exótico. Experimentem.

Fotos por Shot Frame – www.shotframe.pt / facebook.com/shotframept


1 comentário:

  1. Já ia ... adoro caril mix açafrão, tem ótimo aspeto! Beijinhos Linda

    ResponderEliminar