quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Tacinhas de chocolate com espuma fresca de frutos vermelhos


Olá minha gente,

Como prometi, hoje o Barrigana está de volta com a sugestão final para o jantar de S. Valentim. E meus amigos que final!

Se até agora não conseguiram impressionar as vossas caras-metades, agora é a hora de deixá-las (os) de queixos caídos.

Qual a combinação clássica deste dia? Fácil, fácil…, morangos e chocolate, claro. Não há volta a dar, qualquer que seja a refeição deste dia tem sempre que haver morangos com chocolate. Contudo, é uma combinação que já está um pouco gasta, todos os anos lá vamos nós derreter chocolate para molhar os morangos.

Mas desta vez não, nada disso. Desta vez o Barrigana traz-vos uma versão bem mais criativa dessa combinação. Assim, hoje trago-vos “Tacinhas de chocolate com espuma fresca de frutos vermelhos”. Vão precisar de:

Para 2 pessoas
(tacinhas de chocolate)
- Cerca de 100g de chocolate negro (75% cacau);
- Cerca de 20g de chocolate de leite;
- 2 balões de água (cheios);
(espuma de frutos vermelhos)
- 6 morangos (congelados);
- 6 amoras (congeladas);
- 6 framboesas (congeladas);
- 8 mirtilos (congelados);
- ½ banana;
- 1 ½ colher de sopa de mel;
- 1 colher de chá de pimenta preta (moída);
- ½ colher de chá de canela (em pó);
- 1 pedaço de 0,5 cm de gengibre;
- sumo de ½ limão;
- 1 folha de gelatina;
- ½ iogurte grego;
- 1 colher de sopa de vodka (opcional);
- 1 colher de sopa de ginjinha (opcional);
- Clara de 2 ovos;

Começamos por derreter o chocolate no microondas, colocando-o por períodos de 20 segundos, retirando e mexendo bem. Repete-se este processo até que o chocolate esteja completamente derretido. Neste caso, eu tive que repetir este processo por seis vezes.

Uma vez o chocolate derretido, reserva-se e enche-se os balões. Posto isto, num tabuleiro com papel folha de alumínio coloca-se uma colher de sopa de chocolate formando um círculo espesso que irá formar a base da taça. De seguida molha-se o balão no chocolate, certificando-nos de que o chocolate cobre o balão quase até meio e coloca-se o balão coberto de chocolate em cima do círculo/base.

Atenção, não encham demasiado os balões, porque podem rebentar e tornarem-se numa granada, que vai espalhar chocolate por quase toda a sua cozinha.

Assim que o chocolate tiver solidificado, rebenta-se os balões com uma faca, tesoura ou agulha e leva-se ao frigorífico ou congelador.

Para a espuma, num liquidificador tritura-se os morangos, os mirtilos, as framboesas, as amoras, a banana, a canela, a pimenta, o mel, o iogurte, a vodka e a ginja. Tritura-se tudo e transfere-se para uma taça.

Noutra taça junta-se cerca de 0,5 dl de água e o sumo de limão e aquece-se no microondas por 30 segundos. Posto isto, dissolve-se a folha de gelatina nesta mistura e junta-se à mistura de frutos vermelhos, incorpora-se bem e leva-se ao frigorífico.

Termina-se batendo as claras em castelo e envolvendo-as com a mistura de frutos vermelhos. Reserva-se no frio até à hora de servir.

Quando se servir, finaliza-se decorando com mais alguns frutos vermelhos e raspas/pedaços de chocolate.

E pronto meus amigos, se mesmo assim a pessoa “especial” não ficar impressionada, então talvez não seja assim tão “especial”. Ou isso, ou então tem sérios problemas de estômago.

Para terminar desejo-vos a todos um feliz dia de S. Valentim.


Fotos por Shot Frame – www.shotframe.pt / facebook.com/shotframept

1 comentário:

  1. Muito bom! as tacinhas ficam muito giras ... realmente se isto não impressionar ... Beijinhos Linda

    ResponderEliminar