segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Guerra às Bactérias


Olá a todos,

Estamos literalmente rodeados de bactérias por todo o lado. Mas calma, não se alarmem, existem dois tipos de bactérias, é como nos filmes e novelas, há as boazinhas e as más. As boas são aquelas que por exemplo transformam o leite em iogurte, ou mesmo as que todos nós temos nos intestinos e que ajudam na digestão dos alimentos. As más são aquelas que encontramos no ar e nos alimentos e que nos provocam intoxicações alimentares, problemas de digestão, intestinais e que, num caso extremo, podem levar até à morte.

Isto não é muito agradável e o pior é que ainda tenho piores notícias para vos dar. Por muito que queiramos e nos esforcemos, não existe grande coisa que possamos fazer para eliminar estas bactérias totalmente, é simplesmente impossível. Por outro lado, a boa notícia é que podemos limitar a sua quantidade e a capacidade de se multiplicarem. Como? Negando-lhes a “paparoca” e todas as outras condições que as ajudam a desenvolver, humidade, calor e tempo.

A “paparoca” preferida das bactérias é a carne e o peixe cru, os lacticínios, a comida cozinhada e alimentos especialmente amiláceos como o arroz, a massa e o feijão. Por isso podemos sempre negar-lhes isso, tapando tudo.  

Quanto tempo, em média, levamos do super-mercado a casa? Esse tempo é essencial para que as bactérias se desenvolvam, mas calma, não acelerem como se não houvesse amanhã até chegarem a casa para colocarem as vossas compras no frigorífico. Apenas não admirem calmamente as lojas do centro comercial mais perto, enquanto que no carro estão algumas embalagens de carne e peixe frescos acompanhados de uma possível intoxicação alimentar. Nem tanto ao mar, nem tanto à terra.

De facto, as bactérias precisam de uma certa quantidade de calor para se multiplicarem, ou seja, quanto mais tempo estiverem à temperatura ambiente, maior o número de bactérias. Por isso, é importante que assim que chegarem a casa certificarem-se de que estes alimentos são colocados no frigorífico, pois as bactérias necessitam de uma temperatura entre os 8 e os 75 graus (Celsius) para se desenvolverem.

Por isso não há problema se conseguirem manter os alimentos acima dos 75 graus ou abaixo dos 8 graus.

No caso da comida já cozinhada acontece o mesmo, contudo certifiquem-se de que a arrefecem completamente antes de a colocarem no frigorífico.

Meus amigos, isto é GUERRA ABERTA às bactérias! Estão comigo? 

Design por Shot Frame - www.shotframe.pt / facebook.com/shotframept

1 comentário: