segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Relaxar a comer



Meus amigos,

Andamos muito stressados. Trabalho, trânsito, filhos (para alguns), contas, impostos, enfim, um sem número de coisas que nos põem os cabelos em pé e nos dão cabo dos nervos. Mas nada temam, hoje o vosso amigo Barrigana vem trazer-vos dicas sobre alguns dos alimentos mais indicados para relaxarmos.

Alface - Usadas principalmente em saladas, as folhas de alface são dos ingredientes mais comuns na nossa alimentação. A sua cor verde e o seu aspecto viçoso gritam, “come-me que sou saudável”, mas neste caso não são as folhas as responsáveis pelo relaxamento, mas sim os talos das folhas. Esta parte é rica em lactucina, uma substância que actua como calmante natural e que é indicada para quem sofre de insónias, stress, ansiedade e irritação. Para isso batas ferver água, deitar os talos e deixá-los “descansar” por cinco minutos.

É tiro e queda, ficamos mais calmos e com o soninho em dia. Por isso é que se diz, “Tou fresco que nem uma alface”.

Banana - Outra das frutas mais comummente usada na nossa alimentação, é encontrada em qualquer sítio nos dias de hoje. É uma das melhores frutas para “melhorar o humor”, uma vez que possui carboidratos, potássio, magnésio e biotina que diminuem a ansiedade e tornam o sono tranquilo. Contém também muita vitamina B6 que ajuda o corpo a gerar energia. Por isso mesmo, é que os atletas as consomem em grande quantidade, basta assistirem a um jogo de ténis, por exemplo, nas pausas para troca de campo aparece sempre um(a) a comer banana.

Laranja - Já falei aqui dos benefícios da laranja, pois esta aumenta a pressão arterial proporcionando uma sensação de bem-estar. Para além disto, ajuda ao melhor funcionamento do sistema nervoso, combate o stress e previne a fadiga. Tudo isto por ser uma fruta rica em vitamina C (assim como em outros nutrientes) que contribui para inibir a libertação de cortisol, uma hormona que quando produzida pelo organismo faz aumentar os níveis de stress.

Chocolate - O chocolate é dos ingredientes mais cobiçados e apreciados em todo o mundo. É também conhecido como afrodisíaco, pelas mesmas razões que é um alimento relaxante, ora vejamos. É um grande responsável por estimular a produção de endorfina e dopamina, que são dois neurotransmissores (químicos libertados pelos neurónios que permitem a transmissão de impulsos nervosos entre células) responsáveis por uma sensação de bem-estar e relaxamento (e também pela sensação de excitação e euforia que sentimos quando estamos apaixonados). 

Baunilha - É a especiaria mais cara do mundo logo depois do açafrão. Tem prioridades antidepressivas e relaxantes presentes na vanilina, que é o composto responsável pelo cheiro da baunilha, que produz um efeito calmante (a nível cerebral) quando a cheiramos. Provoca também uma sensação de prazer e de boa disposição quando a ingerimos, neste caso a minha sugestão é tomar um bom chá, com pouco ou nenhum açúcar, e com um pouco de baunilha.

Agora já sabem. Comam e relaxem.


Design por Shot Frame – www.shotframe.pt / facebook.com/shotframept

1 comentário: