sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Ravioli de Sardinha Manná com molho de tomate


Olá minha gente,

Em primeiro lugar hoje o Barrigana tem para vocês uma pequena aula de língua italiana. Ora qual será o plural da palavra ravioli? Raviolis? Não, errado, o que é certo (e este era um erro que eu também cometia, até hoje) é que, em italiano, ravioli é o plural da palavra raviolo que é usado quando se confecciona apenas um destes pastéis, mas em ponto grande.

Ao que parece os ravioli são um prato bastante antigo, a primeira referência da sua existência data do século XIV e já nessa altura fazia as delícias de muita gente, até do Papa que os comeu servidos no conclave de 1549. Durante a Primeira Guerra Mundial, o exército italiano conseguiu enlatá-los e servi-los como ração às suas tropas.

Com tanta fama, também o Barrigana se viu praticamente obrigado a fazer uma receita de ravioli, mas sempre com um toque especial, assim, hoje trago-vos uns “RavioliI de sardinha Manná com molho de tomate”. Vão precisar de:

(para 6 ravioli por pessoa, para 4 pessoas)
 - 1 lata de 65g de paté de sardinha Manná;
- 1 lata de 22g de paté de sardinha picante Manná;
- 1 lata de sardinhas sem pele e sem espinhas em azeite Manná Gourmet;
- Cerca de 2 colheres de sopa de azeite;
- Raspas e sumo de ½ limão;
- Cerca de 15 raminhos de cebolinho (picados);
- 5 folhas e ½  de 20x10cm de Massa fresca (ver receita de 04/10/2013);
Molho de tomate
- 4 dentes de alho (picados);
- 1 cebola roxa (picada);
- 4 filetes de anchova Manná;
- 2 colheres de chá de molho inglês;
- 1 dl de vinho branco;
- 5 tomates de cacho maduros (sem pele e em pedaços);
- 2 colheres de sopa de ketchup;
- 200g de polpa de tomate;
- ½ colher de chá de coentros em pó;
- 2 colheres de sopa de orégãos secos;

Em primeiro lugar para “montar” os ravioli, num robot de cozinha (ou com a ajuda da varinha mágica) trituram-se os patés de sardinha Manná juntamente com as sardinhas sem pele e sem espinhas, o azeite, as raspas e sumo de limão, assim como o cebolinho picado, até obtermos uma pasta macia.

Posto isto, estendemos as folhas de massa e contando um dedo a partir da lateral colocamos cerca de uma colher de chá da mistura, deixando no topo massa suficiente para que consigamos dobrar e cobrir totalmente o recheio. Depois contamos dois dedos entre cada recheio e colocamos outra colher, seguidamente cobrimos com a parte de cima da massa, assegurando-nos de que não ficam bolsas de ar em cada raviolo, pressionamos com muito cuidado e cortamos em quadrados com a ajuda de um cortador de massa ou de uma faca. Finalizamos pressionando as laterais com um garfo, para nos assegurarmos de que estão selados. Reservamos no frigorífico.

Para o molho de tomate, num tacho salteamos a cebola, o alho picado e os filetes de anchova, até que estes últimos se desfaçam. Posto isto, juntamos o molho inglês e o vinho branco deixando-os cozinhar por dois minutos. Continuamos juntando os tomates em cubos pequenos, o ketchup e a polpa de tomate, deixamos cozinhar por cerca de 15 minutos com o tacho tapado (mexendo ocasionalmente).

Enquanto o molho acaba de cozinhar, cozem-se os ravioli em água a ferver com um pouco de sal grosso durante cerca de cinco minutos.

Uma vez o molho espesso, finaliza-se juntando os coentros em pó, o cebolinho picado, meia colher de chá de açúcar (para equilibrar a acidez do tomate) e temperando com sal e pimenta a gosto. Antes de se servir juntamos os ravioli ao molho e caso queiramos podemos juntar um pouco do nosso queijo favorito.

Uma verdadeira delícia. Experimentem.

Patrocinado por Manná - Patés e Conservas de Peixe - www.facebook.com/MANNAPateseConservasdePeixe

Fotos por Shot Frame - www.shotframe.pt / facebook.com/shotframept

1 comentário:

  1. Muito Muito bom! São ótimos ... apetece comê-los! Beijinhos

    ResponderEliminar