sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Salada de Ovas


Olá minha gente,

Estamos em 2014 e quero, antes de começar, desejar-vos um excelente ano.

Quantos de nós estamos neste preciso momento a pensar nos exageros que cometemos na época de Natal/Fim de Ano, esfregando as nossas Barriganas e a tentarmos engendrar um plano para reduzir uns quilinhos. Normalmente a primeira solução passa por cortar na comida e tentar comer mais saudável…concordo plenamente.

Felizmente já lá vão os tempos em que comida saudável era sinónimo de comida sensaborona, nada disso. Por isso mesmo, o Barrigana hoje traz-vos um prato saudável, muito saboroso e económico para começar o ano da melhor forma. Assim, hoje trago-vos um “Salada de Ovas”.

Para cinco pessoas
- 4 batatas (médias);
- 5 cenouras (médias);
- ½ cebola;
- 500g ovas de bacalhau (ou de pescada);
- 5 ovos;
- 2 colheres de chá de orégãos (secos);
- 2 colheres de chá de tomilho (seco);
- 1 colher de chá de coentros moídos;
- sal, pimenta, azeite e sumo de limão q.b.

Esta é uma versão da “Salada de Ovas” diferente da tradicional, mas é igualmente saborosa.

Em primeiro lugar numa panela grande cozem-se as batatas, as cenouras, as ovas e os ovos, tudo ao mesmo tempo (assim poupamos no gás/electricidade e também na paciência). Assim que cada um estiver cozido retira-se, deixa-se arrefecer até conseguirmos manuseá-los e, depois sim, cortam-se em pedaços (no caso dos ovos retira-se a casca e corta-se em quartos).

Colocamos tudo numa saladeira grande e de seguida juntamos a cebola picada, os orégãos, o tomilho e os coentros moídos. Termina-se temperando com sal, pimenta, azeite e sumo de limão a gosto e depois é só servir.

Finalizo deixando-vos algumas dicas para enriquecer este prato. Caso conheçam a proveniência das cenouras e batatas (caso sejam cultivadas por vocês ou por um familiar, por exemplo) podem comê-las com a casca, como já disse aqui as cascas estão cheias de vitaminas e minerais. Podem também assar as batatas e as cenouras no forno com algumas ervas aromáticas em vez de as cozerem. Outra sugestão é adicionar batatas-doces à salada para um toque especial.

Experimentem, é saudável e muito saborosa. 

Fotos por Shot Frame - www.shotframe.pt / facebook.com/shotframept

1 comentário:

  1. Muito boa! posso comprovar ... é 'daquelas coisas' que apetece ir sempre comendo. Boa foto! Beijinhos

    ResponderEliminar