quinta-feira, 23 de novembro de 2017

Portobellos recheados com Ventresca de Atum à Portuguesa em Azeite Good Boy



Olá minha gente,

Hoje trago-vos mais uma deliciosa receita, preparada com um dos meus ingredientes favoritos, cogumelos. De facto, é um dos ingredientes que já tem “lugar cativo” na minha cozinha.

Os cogumelos são um daqueles alimentos que para além de saborosos, são muito saudáveis. São ricos em vitamina D, fibras, potássio, ferro e cálcio, para além disto possuem um grande poder antioxidante, são isentos de glúten e uma proteína magra, daí que um dos adjetivos mais usados para os caracterizar seja “carnudos”.

Assim, hoje trago-vos uns carnudos e deliciosos Potobello recheados com um dos ingredientes mais especiais da indústria conserveira, Ventresca/Barriga de Atum, neste caso uma “Ventresca de Atum à Portuguesa em Azeite Good Boy”. Vão precisar de:

- 1 lata de Ventresca de Atum à Portuguesa em Azeite Good Boy;
- 6 cogumelos Portobello;
- Cerca de 50g de espinafres congelados;
- 8 a 10 tomates secos;
- 1 colher de sopa de molho inglês;
- 2 dentes de alho;
- 2 folhas de louro;
- Raspas de clementina a gosto;
- Tomilho-limão a gosto;
- Alecrim a gosto;
- 60 a 80g Queijo flamengo ralado;
- Cerca de 70g de Panko (pão ralado japonês);


Em primeiro lugar, remove-se cuidadosamente o pé, assim como uma parte do interior dos cogumelos, de maneira a não perfurar totalmente os cogumelos e de forma a termos ainda assim uma base com alguma grossura.

Depois, numa frigideira, salteiam-se os pedaços de cogumelos, juntamente com os espinafres e o tomate seco partidos em pedaços. Tempera-se com os dentes de alho esmagados, as folhas de louro, o molho inglês e com sal e pimenta a gosto. Deixa-se cozinhar por cerca de 10 a 15 minutos.

Entretanto, mistura-se o queijo com o panko e tempera-se com o tomilho-limão, o alecrim e um pouco do azeite da conserva.

Posto isto, tempera-se o interior dos Portobello com sal, pimenta e com um pouco do azeite da conserva e recheiam-se com a mistura de cogumelos, tomate seco e espinafres. Por cima coloca-se os pedaços de “Ventresca de Atum à Portuguesa em Azeite Good Boy” de forma a que uma parte fique de fora do cogumelo.

Para finalizar, raspa-se um pouco de clementina por cima da ventresca e cobre-se tudo com a mistura de queijo e panko e leva-se ao forno a 200 graus por cerca de 20 a 25 minutos cobertos por papel de alumínio e depois mais cerca de 10 a 15 minutos destapados, para alourar.

Simples e muito saboroso. Experimentem.


Patrocinado por Good Boy – Conservas de Peixe www.facebook.com/goodboy.conservasdepeixe / www.consul.pt/good-boy-pt

Fotos por Shot Frame - www.facebook.com/shotframept


1 comentário: