quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Omelete com “Espargos da Ria Formosa”


Olá a todos,

O Barrigana está de volta com mais uma das suas receitas. Desta vez, uma simples receita que tem como objectivo principal destacar um ingrediente muito especial: a salicórnia.

Esta pequena erva pode ser facilmente encontrada junto de salinas, rias e sapais e antigamente era tida como uma erva daninha. É uma pequena erva com um aspecto semelhante a espargos muito finos e tem um sabor salgado, devido a estarem em constante contacto com a água do mar. Devido a esse sabor, é um excelente substituto do sal tradicional, sendo que, comparando os dois, a salicórnia consegue salgar na mesma medida que o sal mas com menos sódio.

Normalmente apelidada de espargo do mar, neste caso como a colhi perto de uma praia da Ria Formosa, ficou “Espargos da Ria Formosa”.

Assim hoje, trago-vos uma “Omelete com ‘Espargos da Ria Formosa’” colhidos por mim próprio. 

Vão precisar de:
(para 2 pessoas)
- 4 ovos (separar 3 claras);
- 2 a 3 colheres de sopa de farinha;
- 2 a 3 colheres de sopa de leite;
- Pimenta q.b.
- Salicórnia q.b.

Em primeiro lugar devo dar alguns conselhos. Se tiverem oportunidade de apanhar a vossa própria salicórnia tenham em conta que devem escolher apenas os ramos de uma cor verde vivo e não os que têm um verde mais escuro e baço, esses são amargos (acreditem, eu provei). As plantas indicadas são fáceis de se encontrar pois são plantas mais pequenas e distinguem-se pela cor mais viva.

Depois envolvam os ramos de salicórnia num pano ou guardanapo ligeiramente húmido. Assim que chegarem a casa devem lavar muito bem os ramos e deixá-los de molho durante uns minutos para que fiquem sem areia. Caso não vão cozinhá-los de pronto, devem colocá-los no frigorífico envoltos num pano húmido.

Nesta fase, numa taça grande junta-se 1 dos ovos com as restantes 3 gemas e mistura-se tudo. Depois junta-se o leite e a farinha (previamente peneirada) e mistura-se tudo novamente.  

Noutra taça junta-se as claras com umas gotas de sumo de limão (ou vinagre) e bate-se em castelo com a ajuda de umas varas de arame ou de uma batedeira, até ficarem firmes. De seguida, juntam-se as claras à restante mistura e envolve-se.

Numa frigideira bem quente e untada com uma boa dose de azeite adiciona-se a mistura e deixa-se cozinhar (sem nunca mexer) por cerca de 5 minutos. Uma vez, que comece a ficar mais cozinhada, junta-se a salicórnia. Assim que a face inferior estiver cozinhada, com a ajuda de uma espátula vira-se para que cozinhe do outro lado.

Serve-se assim que estiver pronto e come-se de seguida uma vez que assim que sai do lume esta omelete tem tendência para perder volume. A minha sugestão é servir com uma salada, ou com alguns legumes salteados.

Como podem ver, uma refeição simples, deliciosa e também muito saudável.


Fotos por Shot Frame – www.shotframe.pt / facebook.com/shotframept

Sem comentários:

Enviar um comentário