terça-feira, 27 de setembro de 2016

Ensopado de Biqueirão em Molho de Escabeche Good Boy


Olá minha gente,

Hoje trago-vos mais uma das minhas receitas. Desta vez combinei dois pratos muito tradicionais da nossa gastronomia: o Ensopado e o Escabeche.

Como bom alentejano, aprendi desde sempre que o pão é um ingrediente fundamental em diversos pratos (ensopados, açordas, migas, sopas, entre outros), de facto, para mim, um bom pão de “cabeça” alentejano pode ser apreciado até sem qualquer acompanhamento (Sim! Ás secas). Desta vez escolhi fazer um ensopado.

Por outro lado, o Escabeche é uma preparação muito antiga que tinha (e tem) como objectivo, para além de adicionar sabor, ajudar a conservar a comida por mais tempo, aliás era já usado nas viagens dos descobrimentos, para conservar alimentos. Há pouco tempo descobri que o escabeche feito a norte de Portugal é muito diferente do que eu estava habituado a comer no sul, é muito mais “claro”, pois normalmente não leva tomate.

Assim, tentei combinar estas duas preparações num só prato e surgiu “Ensopado de Biqueirões em Molho de Escabeche Good Boy”. Vão precisar de:

Para cerca de 4 pessoas
- 2 latas de Biqueirão em Molho de Escabeche Good Boy;
- 2 cebolas médias;
- 3 a 4 tomates grandes (bem maduros);
- 3 dentes de alho;
- 1 Batata-doce;
- 1 Batata-doce roxa;
- 2 folhas de louro;
- 3 colheres de sopa de vinho branco;
- 1 colher de chá de coentros em pó;
- Orégãos frescos a gosto;
- Tomilho fresco a gosto;
- Cebolinho fresco a gosto;
- Hortelã da Ribeira a gosto;
- 8 fatias de pão torrado;
- 2 a 3 colheres de açúcar

Em primeiro lugar, cortam-se as batatas-doces em rodelas com cerca de 0,50cm de grossura e colocam-se numa taça com água fria por cinco minutos. Depois secam-se e dispõem-se num tabuleiro pincelado com azeite e levam-se ao forno a 180 graus por cerca de 30 minutos a 40 minutos até ficarem estaladiças.

De seguida, num tacho salteia-se as cebolas (em meias luas), os tomates, os alhos, as folhas de louro, por cerca de 5 minutos. Nesta fase acrescenta-se o vinho branco e deixa-se evaporar e acrescentam-se os coentros em pó e deixa-se cozinhar em lume médio, com o tacho tapado, por mais 10 minutos, mexendo ocasionalmente. Passado este tempo, tempera-se com sal e açúcar a gosto e reserva-se.

Num almofariz juntam-se as ervas frescas com algumas pedras de sal grosso e cerca de 1 colher de sopa de azeite e pisa-se tudo até ficar uma mistura pastosa (se necessário juntar um pouco mais de azeite).  

Para finalizar, serve-se tudo, colocando primeiro cerca de duas fatias de pão torrado, seguidas do refogado de tomate e cebola, depois as batatas-doces, mais um pouco de refugado e finalmente três “Biqueirões em Escabeche Good Boy” regados com algumas colheres generosas do molho da lata e uns salpicos da mistura de ervas frescas.

Um prato cheio de sabor e tradição. Experimentem.



1 comentário: