sexta-feira, 27 de março de 2015

Salsichas de Filetes de Cavala em Molho de Mostarda Manná Gourmet


Olá minha gente,

Hoje o Barrigana traz-vos uma receita inventiva e saborosa.

Recentemente, os senhores da Manná tiveram a excelente ideia de produzirem “Filetes de Cavala em Molho de Mostarda”, uma combinação um pouco inesperada para algumas pessoas, mas fantástica… acreditem!

Devo confessar-vos que, quando me deparei com este produto foi-me um pouco difícil imaginar uma receita que fizesse jus à combinação da cavala com a mostarda. Mas depois descompliquei a questão e fui para o mais óbvio e assim surgiu esta receita de “Salsichas de Filetes de Cavala em Molho de Mostarda Manná Gourmet”.

Claro está que nem tudo é assim tão simples e a ideia de fazer uma salsicha com cavala e sem o invólucro ainda me tomou algum tempo, mas no fim o resultado foi excelente. Vão precisar de:  

(Para 5 salsichas)
- 3 latas de Filetes de Cavala em Molho de Mostarda Manná Gourmet (guardar o molho das latas);
- 1 cebola (média);
- 2 colheres de chá de molho inglês;
- 1 colher de chá de coentros em pó;
- 1 colher de sopa de mostarda;
- 2 colheres de sopa de mostarda em grão;
- 1 colher de chá de açúcar mascavado;
- Cerca de 15 a 20g de gelatina em pó sem sabor (dissolver em cerca de 0,8dl de água);
(Para fumar) – Este processo é opcional
- 3 colheres de sopa de arroz selvagem;
- 3 raspas de limão;
- 4 folhas de louro secas;
- 1 colher de chá de sementes de coentros;
- 2 colheres de chá de grãos de mostarda;
- ½ colher de chá de sementes de alcaravia;
(Acompanhamentos)
- 2 batatas doces médias;
- Cerca de 1dl de leite;
- 1 colher de chá de molho inglês;
- 1 colher de chá de canela em pó;
- Sal e pimenta q.b.
- Chucrute q.b.

Para começar, vamos fumar os Filetes de Cavala em Molho de Mostarda Manná Gourmet (este processo é opcional, mas uma vez que estamos a falar de salsicha acho que o sabor final fica ainda mais surpreendente). Num wok totalmente forrado no interior com papel de alumínio coloca-se o arroz selvagem, as raspas de limão, as folhas de louro, as sementes de coentros e as sementes de alcaravia. De seguida, numa grelha suspensa por cima deste preparado (sem nunca tocar no mesmo e que fique a alguma distância) colocam-se os Filetes de Cavala em Molho de Mostarda Manná Gourmet, tapa-se com a tampa do wok, também ela coberta com papel de alumínio e leva-se a lume médio (convém que seja um fogão com bicos a gás) por cerca de 10 a 15 minutos. É também importante tentar selar o mais possível as laterais do wok (onde a tampa encaixa), pois é aqui onde o fumo pode sair em maior quantidade e acreditem não é agradável ficar com a casa a cheirar a fumo durante quase uma semana (falo por experiência própria). Logo que este processo esteja terminado, leva-se o wok (fechado) para uma varanda ou para o exterior da casa e deixa-se arrefecer sem retirar a tampa, uma vez frio retira-se a tampa e colocam-se os filetes num prato.

Entretanto e enquanto se processa o “fumeiro”, num tacho à parte salteia-se a cebola partida em cubos com um pouco de óleo (aconselho o óleo em vez do azeite para que se sinta bem o sabor da mostarda no produto final), sal e pimenta a gosto, o molho inglês, os coentros em pó, a mostarda em grão, a mostarda e o açúcar mascavado. Deixa-se cozinhar até ficar caramelizado e depois retira-se para uma taça à qual se adiciona o molho das latas (previamente reservado aquando da abertura das latas). Nesta fase passa-se ligeiramente esta mistura com a ajuda de uma varinha mágica, de maneira a que esta mistura fique um pouco mais grossa, mas mantendo sempre alguma textura das cebolas.

De seguida no mesmo tacho (sem lavar) em que se saltearam as cebolas, junta-se a água com a gelatina sem sabor, aquecendo até que a gelatina derreta.

Enquanto a gelatina aquece, cortam-se os filetes em pedaços e junta-se a mistura das cebolas. Mexe-se, tentando desfazer apenas alguns pedaços, para que consigamos encontrar alguns bocados de filete de cavala intactos no produto final. Depois junta-se a mistura da gelatina ao preparado e mistura-se bem até obtermos uma consistência pastosa.

Para finalizar as salsichas, coloca-se a mistura (cerca de 2 colheres de sopa por salsicha) numa folha de alumínio e enrola-se com cuidado, impedindo que a mistura saia pelas laterais. Uma vez enrolada torcem-se as laterais com força para que fique bem apertada e assuma uma forma semelhante à de uma salsicha. Repete-se o processo para a restante mistura e leva-se ao frigorífico por 2 horas no mínimo.

Em relação ao puré de batata-doce, num tabuleiro de forno colocam-se as batatas-doces e leva-se ao forno até que estejam assadas. Depois retiram-se e deixam-se arrefecer, uma vez mornas, retira-se o interior e coloca-se num tacho com o leite, o molho inglês, a canela, sal e pimenta. Mexe-se até se obter uma mistura cremosa e leva-se ao lume para aquecer.

Finaliza-se retirando as salsichas do papel de alumínio com cuidado (de maneira a não partir a salsicha) e servindo-a em cima de uma “cama” de chucrute e acompanhado do puré de batata-doce e um pouco de ketchup.

Bom apetite!

Patrocinado por Manná – Paté e Conservas de Peixe – facebook.com/MANNAPateseConservasdePeixe / www.consul.pt


Fotos por Shot Frame – www.shotframe.pt / facebook.com/shotframept

1 comentário:

  1. Surpreendentemente muito bom! uma verdadeira delícia, tive o privilégio de ser uma das 'cobaias', e os acompanhamentos não podiam ter sido melhor escolhidos. PARABÉNS! sempre a surpreender ... PARABÉNS também à 'fotógrafa' que consegue tão bem tornar o 'prato' tão real. Beijinhos

    ResponderEliminar