terça-feira, 24 de março de 2015

Salmão em Puré de Abacate com Redução de Soja e Gengibre


Olá a todos,

Hoje o Barrigana traz-vos mais uma das suas receitas, mais precisamente uma verdadeira “bomba”, sim uma bomba, não só de sabor, mas também de saúde. Como? Usando dois ingredientes ricos em ómega 3, Salmão e Abacate.

Como já vos falei aqui nos meus diários por várias vezes (e como já é um pouco do conhecimento geral), o ómega 3 é um ácido gordo polinsaturado muito benéfico para a nossa saúde. Para além de precisarmos dele para várias funções “normais” do nosso corpo, como controlar a coagulação do sangue e na construção e renovação das membranas cerebrais, ele também é importante para nos proteger de várias doenças, como as doenças cardiovasculares ou cancerígenas.

Mas não fica por aqui. Estudos recentes revelaram que o ómega 3 nos pode ajudar também a prevenir e a combater outros tipos doenças como a doença inflamatória do intestino e doenças auto-imunes como o lúpus e a artrite reumatóide.

Assim sendo, hoje trago-vos um “Salmão em Puré de Abacate com Redução de Soja e Gengibre”

(Para 2 pessoas)
- 1 posta de salmão (alta);
- 1 pedaço de gengibre (+/- 3 cm);
- 1 colher de sopa de molho de soja (baixo em sódio);
- Cebolinho q.b.
(Puré de Abacate)
- 1 abacate médio (bem maduro);
- 1 colher de chá de massa de alho;
- 1 colher de chá de cominhos;
- 1 colher de chá de tabasco;
- Sumo de ½ limão;
- 3 colheres de chá de Mirin;
- 3 colheres de chá de vinagre de arroz;
(Redução de Soja e Gengibre)
- 1 colher de sopa de açúcar integral;
- 2 colheres de chá de óleo de sésamo;
- 3 colheres de chá de Mirin;
- 1 pedaço de gengibre (+/- 5 cm);
- Cerca de 1 dl de molho de soja;

Em primeiro lugar retira-se a pele e as espinhas do salmão e parte-se em pedaços com cerca de 7 centímetros (o tamanho do dedo indicador). Depois temperam-se os pedaços com 1 colher de sopa de molho de soja e o gengibre picado e reserva-se no frigorífico.

De seguida, para o puré de abacate, retira-se a casca e o caroço e parte-se a polpa em pedaços para dentro de uma taça juntamente com a massa de alho, os cominhos, o tabasco, o sumo de limão, o mirin, o vinagre de arroz, sal e pimenta. Com a ajuda de uma vara de arames ou de uma varinha mágica, reduz-se esta mistura a puré.

Nesta fase, num tacho pequeno salteia-se o gengibre com o óleo de sésamo durante cerca de 5 minutos e depois junta-se o açúcar, o mirin e o molho de soja. Mexe-se até dissolver o açúcar e deixa-se reduzir até ficar com uma consistência mais espessa. Aqui o segredo para atingirmos uma boa consistência é usarmos uma colher de sopa para mexer, logo que o molho cobrir ligeiramente a “parte de trás” da colher está pronto. Retira-se do tacho para uma taça e reserva-se.

Por último, numa frigideira bem quente com cerca de uma colher de sopa de óleo de sésamo, salteiam-se os pedaços de salmão por 20 segundos de cada lado.

Servem-se os pedaços de salmão em cima do puré de abacate e finaliza-se colocando algumas colheres da redução de soja e gengibre por cima e algum cebolinho picado.

Cremoso, saboroso, saudável e guloso. Uma verdadeira delícia.

Experimentem.


Fotos por Shot Frame – www.shotframe.pt / facebook.com/shotframept

1 comentário:

  1. Delicioso! muito bom ... e eu que até não sou grande apreciadora de salmão, o puré de abacate também estava uma delícia, a foto faz bem jus ao prato. Beijinhos e podem continuar a surpreender.

    ResponderEliminar