segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Coração saudável, Barrigana feliz


Olá minha gente,

Hoje é o dia Mundial do Coração, um órgão importantíssimo para nós, seres humanos. Em 2013, em Portugal “(…) ocorreram cerca de 23.000 mortes por doenças cardiovasculares, das quais cerca de 16.000 por AVC e cerca de 7.000 por enfarte do miocárdio.” (in, http://saude.sapo.pt/saude-medicina/medicacao-doencas/doencas/o-flagelo-das-doencas-coronarias-em-portugal.html).

Por tudo isto, devemos, cada vez mais, cuidar do nosso pequeno/grande coração. Como o vosso amigo Barrigana tem muito carinho pelo seu coração, pesquisou quais os melhores alimentos para este órgão. São eles:

- Aveia – É rica em ómega 3, potássio e fibras. Ajuda a reduzir os níveis de mau colesterol e a manter as artérias limpas. A minha sugestão é usarem-na para o pequeno-almoço com um pouco de canela e leite, também é muito saborosa em sobremesas e também num pão caseiro.

- Sementes de linhaça  – São ricas em fibras, ómega 3 e ómega 6. Tendo um efeito, no coração, muito semelhante ao da aveia. Funciona também como uma excelente forma de complementar a aveia ou cereais integrais.

- Peixes gordos  – Peixes como o salmão, a sardinha, o carapau, a cavala ou o atum são ricos em ómega 3. A ingestão de duas porções destes peixes por semana pode reduzir o risco de morrer de ataque cardíaco até um terço.

- Abacate  – É uma excelente fonte de gorduras monoinsaturadas, que ajudam a diminuir o mau colesterol e a aumentar o bom colesterol. É rico em carotenoides como o betacaroteno e o licopeno que são essenciais para a saúde do coração. Resulta bem como um bom guacamole, em saladas e até em pratos de sushi.

- Nozes  – São pequenas granadas de ómega 3 e gorduras mono e polinsaturadas, que ajudam a manter a saúde do coração e aumentam as quantidades de fibras na dieta.

- Leguminosas  – Ricas em ómega 3, cálcio e fibra solúvel, leguminosas como as lentilha, o grão-de-bico e o feijão, constituem uma opção barata, saborosa e saudável.

- Espinafres - Os espinafres contêm luteína, potássio e fibras que ajudam ao bom funcionamento do coração.

- Pimenta Caiena – Contém propriedades que ajudam à dilatação dos vasos sanguíneos, que ajudam na circulação do sangue do coração para o resto do corpo. Para além disso, possuí diversas enzimas que atuam como eficazes antibacterianos e anti-inflamatórios.

Meus amigos, esta “questão” não tem que ser apenas uma preocupação ao nível da saúde, peso ou aparência física, para mim acaba por ser também uma questão de comer bem, comer comida saborosa, saudável e consequentemente alimentar bem o nosso coração, o nosso corpo e a nossa barrigana.


Design por Shot Frame – www.shotframe.pt / facebook.com/shotframept

1 comentário: