sexta-feira, 2 de maio de 2014

Salada “Primaveril” com Carapaus Pequenos Manná


Olá minha gente,

Ultimamente temos tido alguns dias bem primaveris, com sol e algum calor. Por isso mesmo, hoje o Barrigana está numa de preparar um prato para condizer com este ambiente.

Assim, hoje trago-vos uma “Salada ‘Primaveril’ com Carapaus pequenos Manná”.

Os “Carapaus Pequenos em óleo vegetal” são uma especialidade tradicional da industria conserveira nacional, cuja produção dura desde quase o início desta industria.

De facto, estes carapaus pequenos são uma verdadeira iguaria, a carne é firme e saborosa, perfeitos para esta receita. Para além deles vão precisar de :

- 1 lata de Carapaus Pequenos Manná
- 5 batatas (pequenas);
- ¼ de cebola roxa (em meia luas);
- 1 colher de sopa de vinagre de sidra;
- 10 a 12 alcaparras;
- 2 a 3 colheres de chá de mostarda de Dijon;
- 2 colheres de chá de mel;
- Azeite q.b.
- sal e pimenta q.b.
- 3 colheres de chá de Pimentão-doce;
- Sumo de ½ limão;
- 5 dentes de alho;
- Coentros q.b. (picado);
- Cebolinho q.b. (picado);

Em primeiro lugar retiram-se os Carapaus Pequenos Manná da lata e limpa-se a pele e as espinhas e reservam-se.

Depois corta-se a cebola roxa e coloca-se numa taça juntamente com a colher de sopa de vinagre de cidra (este processo ajuda a retirar o sabor forte da cebola).

Posto isto, cortam-se as batatas com pele em cubos e levam-se ao micro-ondas numa taça, temperadas com sal, pimenta e limão durante quatro a cinco minutos. Uma vez as batatas macias retiram-se, temperam-se com azeite, um pouco mais de sal e pimenta e duas colheres de chá de pimentão-doce. Mistura-se e leva-se ao forno pré-aquecido a 200 graus por cerca de 10 minutos. Ao mesmo tempo esmurram-se os alhos, temperam-se com sal, pimenta, azeite e embrulham-se em papel de alumínio e levam-se também ao forno por 10 minutos.

Nesta fase, numa taça junta-se a mostarda, as alcaparras picadas, um pouco de sumo de limão, os dentes de alho (depois de retirados do forno) bem esmagados e mistura-se tudo muito bem. Agora junta-se uma colher de sopa de azeite, o mel, uma colher de chá de pimentão-doce, as batatas assadas (ainda quentes), a cebola, os carapaus, assim como os coentros e o cebolinho picado.

Mistura-se tudo bem e serve-se. Uma salada cheia de sabor. Experimentem.

Patrocinado por Manná – Patés e Conservas de Peixe www.facebook.com/MANNAPateseConservasdePeixe


Fotos por Shot Frame – www.shotframe.pt / facebook.com/shotframept

1 comentário:

  1. Não experimentei ... mas só pela descrição do que li e do processo de confeção ... hummm! deve ser bom. Beijinhos Linda

    ResponderEliminar