segunda-feira, 5 de maio de 2014

Curiosidades Achocolatadas


Olá minha gente,

Hoje em dia o chocolate/cacau são dos produtos mais apreciados por todo o mundo. Afinal de contas quem não gosta de uma bela porção de chocolate? Faz bem à saúde e também à alma.

Esta ideia fez-me querer conhecer mais sobre a “história” do chocolate e, no processo, deparei-me com algumas curiosidades muito interessantes, as quais vos trago hoje.

Foram descobertos na América do Sul, que é a principal região produtora de cacau, resíduos de chocolate em potes de terracota maias, datados de 600 A.C., fazendo destes os vestígios mais antigos alguma vez encontrados.

Na era pré-colombiana os Maias e os Aztecas tornavam o cacau comestível misturando-o com água, farinha de milho e aromatizando esta mistura com malagueta, baunilha e mel. - Digo já que deve dar uma excelente receita, hei-de experimentar - Depois davam-na aos guerreiros para enganar o cansaço.

Estas civilizações consideravam-no um produto de grande valor, sendo que os seus grãos chegavam a ser usados como moeda de troca.

Segundo reza a lenda quando Cristovão Colombo chegou ao continente americano em 1492, foram-lhe oferecidos grãos de cacau como presente pelos povos indígenas. Ele, pensando que estes eram excrementos de cabra, logo que pôde livrou-se deles. – Bonito serviço Sr. Colombo, perdeu as “caganitas” de cabra mais saborosas e valiosas de sempre.

Assim diz-se que o verdadeiro descobridor do cacau foi Hernán Cortés, em 1519 e que poucos anos depois o levou para a corte espanhola, juntamente com uma receita de chocolate quente. Rapidamente esta bebida tornou-se numa iguaria reservada apenas às elites europeias da altura. A moda começou na corte espanhola tendo-se alastrado por toda a Europa.

É apenas com a revolução industrial do século XIX que o chocolate se democratiza e chega a praticamente todas as classes sociais.

Em 1814, Jules Pares abre a primeira fábrica de chocolate, sendo logo seguido por outros nomes que ainda hoje nos são bem conhecidos como: Suchard, Lindt e Tobler(one). E como são conhecidos, eu e a minha Barrigana pelo menos conhecemo-los muito bem. Que sejam abençoados por todos os “Deuses Culinários”!


Design por Shot Frame – www.shotframe.pt / facebook.com/shotframept

Sem comentários:

Enviar um comentário