sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Especial de Natal: Prato de peixe

Meus amigos,

Continuando este especial de Natal dos Diários d’um Barrigana, hoje trago-vos uma nova receita para a vossa ceia de Natal e que continua sem deixar de lado o que tradicionalmente é servido nesta altura do ano.
Assim apresento-vos: “Embrulhos de bacalhau à ceia de Natal”.
Os ingredientes são:

Cerca de 200g de Bacalhau salgado e desfiado;
2 batatas médias;
1 Couve-flor média;
2 nabos médios;
1 ovo;
1 cebola grande;
2 cenouras pequenas;
1 couve (6 a 8 folhas);
Coentro em pó;
Noz-moscada
Sumo de limão;
Sal e pimenta.

Agora mãos á obra! Em primeiro lugar coze-se o bacalhau, depois de demolhado durante a noite, e as batatas, a couve-flor e o nabo. Recomendo que deixem cozer muito bem todos estes elementos pois o passo seguinte consiste em esmigalhar (e desfiar) todos eles até se formar um puré espesso. De seguida, refoga-se ligeiramente (até amolecer) metade da cebola em azeite que, uma vez cozinhada, mistura-se no puré, assim como o ovo, para facilitar a ligação de todos estes elementos.

Depois tempera-se com sumo de limão, sal, pimenta, coentros em pó e noz-moscada a gosto.
Numa panela escaldam-se as folhas de couve durante 2 a 3 minutos (para tornar mais fácil embrulhar mistura), de seguida embrulha-se a mistura na couve.

Num recipiente próprio para ir ao forno faz-se uma “cama” com o resto da cebola em rodelas e com as cenouras cortadas em pedaços grandes e rega-se com 3 a 5 colheres de sopa de azeite. Dispõem-se os embrulhos em cima, rega-se com 2 colheres de sopa de azeite e depois vai ao forno durante 30 a 40 minutos.
“Et voilá”. Como vêm é bastante fácil. Bom apetite.
Fotos por: Sara Costa

1 comentário: