sábado, 29 de dezembro de 2012

Especial de Natal – Sobremesa

Bem minha gente,

Chega a hora da sobremesa e da última receita deste especial de Natal. Não vos chateio mais prometo.
Quem não gosta de uma boa sobremesa depois de uma boa refeição? Eu próprio tenho um compartimento na minha barrigana especialmente dedicado a sobremesas e quando está tudo preenchido, tenho sempre mais um espacinho reservado.
Assim, a sobremesa que tenho para apresentar neste especial de Natal é um Bolo de Fruta “OHOHOH!”. E o q...ue precisam para fazer esta pequena maravilha é:


100g de açúcar;
100g de farinha;
4 ovos ( 4 gemas e 4 claras);
1 colher de chá de fermento;
1 maçã;
2 tangerinas ou 1 laranja;
1 lima;
Marmelada (opcional)
Chocolate para uso culinário;
6 a 8 framboesas;

Numa taça junta-se o açúcar e as gemas dos 4 ovos e mexe-se até ficarmos com uma massa amarela, de seguida junta-se a farinha depois de peneirada e continua-se a mexer.
Entretanto, numa outra taça com as claras dos 4 ovos junta-se umas gotas de sumo de lima e bate-se as claras em castelo e depois junta-se ao outro preparado. Atenção, juntem as claras aos poucos e vão envolvendo cuidadosamente, este processo é a chave para um bolo leve e fofo. A este preparado junta-se raspas de tangerina (ou laranja) e lima a gosto e cubos de marmelada.
Corta-se a maçã em fatias de quartos e dispõe-se no fundo do recipiente que irá ao forno. Depois verte-se o preparado e leva-se ao forno por cerca de 15 a 20 minutos. Assim que estiver preparado retira-se do forno e deixa-se arrefecer por 10 minutos, enquanto isso leva-se um tacho ao lume com água até meio e numa taça põe-se o chocolate com umas “pedrinhas” de sal grosso, para fazer sobressair o sabor do chocolate, e “tapa-se” o tacho com essa taça, mas de maneira a que a taça não toque na água e assim o chocolate derrete.
Uma vez o chocolate derretido cobre-se o bolo com ele, posto isto, decora-se com framboesas e raspas de lima e tangerina. Pessoalmente gosto de deixar o chocolate solidificar de novo e depois ai sim comer, mas quem gostar do chocolate mais cremoso, “estejam à vontade”.
E assim termina o primeiro especial dos Diários d’um Barrigana, prometo que foi o primeiro de muitos, dedicados a várias ocasiões especiais.

Despeço-me com amizade, até ao próximo Diário.

Bom apetite e Bom Natal.


Fotos por: Sara Costa – sarajfcosta.wix.com/fotografia

Sem comentários:

Enviar um comentário