sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Chili com Carne

Caros leitores,

“El Barrigana” está de volta e traz com ele a segunda receita destes Diários. Desta vez, e como tinha avisado, a receita será picante, por isso sugiro que as pessoas mais sensíveis se preparem e tenham “à mão” uns quantos copos de leite – sim, segundo os Mythbusters (Caçadores de Mitos), o leite é a melhor solução para aliviar o picante.
A primeira receita escrita de chili com carne é datada de 1519 e foi documentada por Bernal Diaz del Casti...llo que foi um dos capitães de Hernán Cortes (o conquistador espanhol que derrubou o Império Azteca e que conquistou o centro do actual México). Ora segundo Bernal del Castillo, os índios Cholula, aliados dos Aztecas, estavam tão confiantes da sua vitória sobre os “conquistadores” que antes da batalha já tinham preparado caldeirões com tomates, sal e chili, para celebrarem, apenas faltando a carne, que seria a dos próprios “conquistadores”.
Pormenores mórbidos à parte, voltemos ao chili. É um prato que adoro fazer, principalmente no inverno porque, pensando que não, ajuda a poupar electricidade, já que quando como chili fico quente devido ao picante e assim poupo no aquecimento. Eu acho que nesta altura de crise esta é uma dica valiosa. Pensem nisso, sempre que houver previsões de temperaturas baixas, toca a ir fazer um bom chili com carne.
Passando à receita, os ingredientes são:



2 dentes de Alho;
1 Cebola;
Gengíbre (pedaço com 1 cm);
¼ de dois Pimentos (amarelo e vermelho);
2 Cenouras pequenas;
2 Tomates;
300g (aprox.) Carne picada (vaca, porco ou mistura);
1 lata de 425 g de Feijão (encarnado, manteiga ou “refried beans”);
200/250 g de Polpa de tomate;
Tortilhas qb;
Sumo de limão (a gosto);
Sumo de lima (a gosto);
Sal e pimenta (a gosto);
Cominhos em pó (a gosto);
Paprika (a gosto);
Tomilho seco (a gosto);
Canela em pó (a gosto);
Piri-piri (a gosto);
Malagueta seca com ou sem sementes (a gosto);
(Quantidades para 2 a 3 pessoas)

Primeiro, num tacho com azeite aloura-se o alho, o gengibre e a cebola. Depois juntam-se os pimentos cortados grosseiramente, a cenoura em pequenos cubos e os tomates cortados e sem casca.
Deixa-se cozinhar um pouco. Posto isto, junta-se a carne picada, parte de todos os temperos (menos a malagueta seca), deixa-se cozinhar um pouco e depois juntam-se os feijões, a polpa de tomate e o sumo de limão e lima.
Logo que a carne esteja cozinhada e que os feijões estejam mais macios junta-se o resto dos temperos e a malagueta seca (eu junto metade – consoante o tamanho – finamente picada e sem sementes) e deixa-se apurar e engrossar em lume brando por mais 8 a 10 minutos. Se necessário junta-se uma pitada de açúcar ou ketchup ao molho para equilibrar a acidez.
Passado esse tempo, apaga-se o lume e deixa-se o preparado a “descançar” cerca de 5 minutos.
Serve-se acompanhado de arroz branco e tortilhas.

Bom Apetite!





Fotos por: Sara Costa sarajfcosta.wix.com/fotografia

2 comentários:

  1. Humm ... tem ótimo aspeto ... será que resulta com feijão preto? talvez não. Essa do leite até é capaz de resultar ... mas a mim não me convence ... um bom vinho é bem melhor não concordam? Beijinhos Linda

    ResponderEliminar
  2. "El Barrigana" concorda. Com um bom vinho o picante até escorrega melhor. Obrigado pelo comentário e boas comidas.

    ResponderEliminar