domingo, 9 de dezembro de 2012

Almoço Colombiano


Caríssimos, neste diário venho falar-vos de uma experiência que tive no passado dia 18 de Novembro.
Ora o ACIDI (Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural), no passado dia 13 de Setembro lançou o projecto “Familia do Lado 2012”, que consiste numa “(…) família que aceita acolher em sua casa uma família que não conheça, constituindo-se pares de famílias - uma imigrante e outra autóctone (ou vice versa) - para a realização de um almoço-convívio, típico da sua cultura, como forma de acolhimento do ‘Outro’.” http://www.acidi.gov.pt/noticias/visualizar-noticia/5051a2d045f84/acidi-lanca-projeto-%22familia-do-lado---2012%22, projecto no qual eu, Barrigana, tive a oportunidade e o prazer de participar.
Assim, uma família Colombiana, residente neste momento em Lisboa, recebeu-nos e preparou um almoço típico da Colômbia.
Fomos recebidos com simpatia e com um cheirinho que vinha da cozinha e que prometia um almoço memorável. Nós, como bons portugueses, também fizemos questão de levar alguns produtos nacionais, conservas e patês de peixe e, como não podia deixar de ser, dois bons vinhos.
Tivemos uma “tour” pela casa e uma pequena aula de arte, música e cultura colombiana, enquanto o almoço apurava.
Seguiu-se o almoço.
Entradas: “Patacones” (banana-pão macerada e frita) e “Arepas” (uma espécie de tortilha, mais grossa, feita com farinha de milho e assada no forno e que depois também pode acompanhar o prato principal).
Prato Principal: “Bandeja Paisa” – salsichas (chorizo), chicharrón (que não constou da ementa e que é uma espécie de torresmo), arroz (arroz blanco), feijões (frijoles), carne moída (carne molina), ovo estrelado (huevo), mandioca frita (para cortar a gordura da carne) e abacate com sal (aguacate).
Sobremesa: “Salpicon” – nada mais nada menos do que a nossa salada de frutas, com banana, maçã, laranja, ananás, pinuela (fruta típica da Colômbia, que também não constou) e tudo regado com um refrigerante colombiano chamado Postobon.
Como imaginam nem todos os pratos foram confeccionados com produtos típicos da Colômbia, porque ainda é muito difícil encontrar produtos colombianos em Portugal.
Para finalizar, um aromático café colombiano com um toque a canela, muito mais fraco que o português, mas muito agradável.
A conversa fluiu muito facilmente, Colômbia, Portugal, imigração, política, cultura, comida, comida e mais comida.
E no fim, para o café, juntou-se a nós a Shakira … através da aparelhagem, claro.
Uma experiência enriquecedora e uma iniciativa de louvar.
Ah!, e de certeza que vou tentar provar mais comida Colombiana para vos dar a conhecer, promessa de Barrigana.

Fotos por: Sara Costa - www.sarajfcosta.wix.com/fotografia

2 comentários:

  1. Que sorte ... deve ter sido cá um almoço! Já comi 'arepas' mas recheadas com carne e gostei muito, feitas por uma amiga que esteve na Venezuela, são feitas com farinha de milho não é? Beijinhos Linda

    ResponderEliminar
  2. É verdade foi uma sorte, um privilégio e um prazer. Sim são feitas com farinha de milho. Obrigado pelo comentário.

    ResponderEliminar