domingo, 21 de maio de 2017

Filetes de Robalo Braseados com Granita de Tomate e molho de Coentros


Olá minha gente,

O Barrigana está de volta.
Para hoje preparei uma excelente receita para estes dias que já lembram o verão.

Quente, ou frio? É sempre uma decisão a tomar quando fazemos uma receita, …e porque não ter os dois??? É isso que vos trago hoje, uns surpreendentes “Filetes de Robalo Braseados com Granita de Tomate e molho de Coentros”. Vão precisar de:

(Para 3 pessoas)
- 3 filetes de robalo;
- 4 tomates chucha médios (maduros);
-  Coentros a gosto;
- Azeite q.b.;
- Vinagre Balsâmico a gosto;
- Cebolinho a gosto;
Marinada para o peixe
- Cerca de 2 colheres de sopa de soja;
- Cerca de 1 colheres de sopa de molho inglês;
- Cerca de 2 colheres de sopa de vinagre balsâmico;
- Rodelas de limão;

Em primeiro lugar, tempera-se os filetes de robalo com as rodelas de limão e reserva-se no frio por cerca de 1 a 2 horas e colocam-se os tomates no congelador para que congelem.

Entretanto, colocam-se folhas de coentros a gosto no almofariz, juntamente com algumas pedras de sal grosso, um pouco de azeite e de vinagre balsâmico. Bate-se tudo até se obter uma pasta. Retifica-se os temperos e reserva-se.

De seguida, numa taça mistura-se a soja, o molho inglês e o vinagre balsâmico. Retiram-se os filetes de robalo do frio e temperam-se com a mistura e reserva-se por pelos menos 30 minutos.

Nesta fase retiram-se os tomates do congelador e ralam-se com a ajuda de um ralador, de maneira a obter-se uma mistura granulada. Depois de tudo ralado, mistura-se tudo bem com a ajuda de um garfo, para soltar um pouco mais a mistura e volta-se a colocar no congelador.

Passados os 30 minutos, partem-se os filetes em pedaços com a largura de aproximadamente 3 dedos e colocam-se numa travessa de alumínio. Nesta fase, com a ajuda de um maçarico braseiam-se a gosto de ambos os lados e reservam-se. Caso não tenham um maçarico podem colocar os filetes num forno bem quente no modo grill por alguns minutos.

Serve-se colocando a granita de tomate juntamente com o molho de ervas por baixo e depois os filetes de robalo, finalizando com cebolinho picado a gosto.

Aconselho a que comam rapidamente antes que os filetes fiquem frios e que a granita derreta.

Quente ou fria? Os dois. Uma excelente receita, saudável e deliciosa.

Fotos por Shot Frame – www.shotframe.pt / facebook.com/shotframept

Sem comentários:

Enviar um comentário