quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

Rolinhos Vietnamitas com Ventresca de Atum em Azeite Manná Gourmet




Olá minha gente,

O Natal e a Passagem de Ano estão aí à porta, épocas de alguns “estragos” no que toca à linha. Mas como sempre, o Barrigana está bem preparado para a ocasião e, nestas semanas que antecedem as festividades, tento ter uma alimentação mais saudável, para amenizar o estrago.
Assim hoje trago-vos uma receita saudável, fresca, mas que não nos deixa de aquecer a alma (ou não tivesse ela um pouco de picante), uns “Rolinhos Vietnamitas com Ventresca de Atum em Azeite Manná Gourmet”. Vão precisar de:

(Para 3 pessoas)
Recheio
- 1 lata de Ventresca de Atum em Azeite Manná Gourmet;
- 6 folhas de arroz (2 por pessoa);
- 4 a 6 tomates cherry;
- Folhas de hortelã, a gosto;
- Folhas de coentros, a gosto;
- Cebolinho picado, a gosto;
- Gengibre cortado em tiras, a gosto;
- 4 rabanetes cortados em fatias finas;
- Compota de ananás a gosto (ou outra compota);

Molho
- 1 colher de sopa de Molho de soja;
- 1 colher de chá de Molho de peixe;
- Cerca de 3 colheres de sopa de água (quente);
- Cerca de 2 colheres de chá de açúcar integral de cana (ou rapadura);
- ½ colher de chá Óleo se sésamo;
- Algumas rodelas de Malagueta;
- Vinagre de arroz a gosto;
- Cebolinho picado a gosto;
- Gengibre picado a gosto;
- Coentros picados a gostos.

Uma dica para começar. Como vamos ter que molhar as folhas de arroz para que fiquem maleáveis para fazermos os rolos, é melhor termos todos os ingredientes à mão (a minha sugestão é em tacinhas), já cortados, para que possamos ir montando cada rolo rapidamente, para que a massa de arroz não fique extremamente pegajosa e difícil de trabalhar.
Numa superfície plana e limpa coloca-se a folha de arroz previamente demolhada em água (à temperatura ambiente) por cerca de 10 a 15 segundos. Depois começamos a “construir” os rolos, colocando o recheio a cerca de 2 dedos de distância da borda da folha de arroz. Barra-se um pouco da compota de ananás, seguida de algumas fatias de rabanete e tomate cherry, algumas folhas de hortelã, de coentros, algum cebolinho picado e algumas tiras de gengibre.
Para terminar, numa outra fila coloca-se a “Ventresca de Atum em Azeite Manná Gourmet” em lascas e enrola-se. Primeiro dobra-se a parte anterior da folha (os dois dedos de distância para a borda) por cima do recheio, depois dobram-se as laterais para o meio cobrindo um pouco da mistura e, de seguida enrola-se cuidadosamente, aplicando um pouco de pressão na mistura de forma a que esta não saia da folha de arroz.
Repetimos este processo para os restantes rolos.
Passando ao molho, numa taça mistura-se a água quente com o açúcar (ou rapadura) até este se dissolver por completo, depois juntam-se os restantes ingredientes e mistura-se muito bem.
Para finalizar, serve-se tudo.
Uma receita, elegante, fresca e saudável. Bom apetite.



Fotos por Shot Frame – www.shotframe.pt / facebook.com/shotframept



1 comentário:

  1. Ficou tão bonito! Linda apresentação ... ah e estava muito bom. Beijinhos

    ResponderEliminar