segunda-feira, 25 de julho de 2016

Salada de Fruta com Granita de Meloa


Olá a todos,

É verão. Está calor e as férias (não para todos) estão aí à porta. Ainda assim, o Barrigana não deixa ter ideias e de cozinhar, contudo, nesta época é normal que me surjam ideias mais frescas, simples e descomplicadas mas sempre deliciosas.

Hoje trago uma “Salada de Fruta com Granita de Meloa”. Esta é uma receita muito fácil que pode ser feita com qualquer fruta que tenhamos em casa, neste caso usei banana, uva e nectarina e para a granita meloa (que poderia ser substituída por melão ou melancia).

Para quem não está familiarizado com a granita, é uma sobremesa originária da Sicília, Itália, feita à base de fruta, água e açúcar e servida parcialmente gelada.
Vamos precisar de:

(Granita de Meloa)
- ½ meloa (partida em pedaços);
- sumo de 1 limão;
- 1 colher de sopa de mel;
- Hortelã q.b.
(Salada de Fruta – usar as frutas que preferir)
- 1 nectarina (partida em cubos);
- 1 banana (em rodelas);
- Uvas verdes, a gosto (partidas em metades;
- Sumo de ½ limão;
- 3 colheres de sopa de sumo (sumo tipo frutos tropicais);

Em primeiro lugar colocam-se os pedaços de meloa num recipiente e leva-se ao congelador por cerca de 4 horas até estarem bem gelados. Depois junta-se o sumo de limão, o mel e a hortelã e, de seguida, com a ajuda de uma varinha mágica reduz-se tudo até obtermos uma espécie de granizado. Reserva-se durante cerca de 30 minutos novamente no congelador.

Entretanto, numa taça juntam-se todas as frutas com o sumo de limão e o sumo de frutos tropicais e mistura-se. Reserva-se no frigorífico.

Passados os 30 minutos, retira-se a granita do congelador e com a ajuda de um garfo solta-se um pouco a mistura até obtermos uma consistência semelhante a neve.

Termina-se servindo numa taça primeiro a granita e depois a salada de frutas.

Fresco, leve e saudável, uma sobremesa preguiçosa para o verão.


Fotos por Shot Frame – www.shotframe.pt / facebook.com/shotframept

Sem comentários:

Enviar um comentário