quinta-feira, 2 de junho de 2016

Bolo de Panquecas com fruta




Olá minha gente,

Hoje o vosso amigo Barrigana traz-vos mais uma das suas receitas e, desta vez, uma bem doce. Um “Bolo de Panquecas com fruta”.

Como todos sabemos as panquecas são um dos pratos mais célebres da cozinha norte-americana, contudo, é um prato feito em vários países dos mundo, desde o Japão à Etiópia, passando por vários países europeus e sul-americanos. Em todos os países, as versões vão mudando um pouco, mais finas, mais grossas ou com ingredientes ligeiramente diferentes, mas mesmo assim, continuam a ser “panquecas”.

De facto, existem registos do século V a.C., de que na Grécia antiga já se comia panquecas. Estas "trisavós" das panquecas modernas eram habitualmente feitas com farinha de trigo, azeite, mel e leite coalhado. Como podem ver, não eram assim tão diferentes das que cozinhamos hoje em dia.
Para esta receita vão precisar de:

Panquecas (massa para cerca de 6)
- 270g de farinha;
- 60g de açúcar integral de cana;
- 45g de açúcar amarelo;
- 2 colheres de chá de fermento;
- 2 colher de chá de sal;
- 3 ovos;
- 2 colher de chá de extrato de baunilha;
- 3,6 dl de leite;

(recheio das panquecas – 2 panquecas para cada fruta)
- 1 banana (da Madeira);
- 6 morangos (partidos em pedaços);
- ½ maçã (partida em pedaços);
- Nozes picadas (a gosto);
- Canela em pó (a gosto);

(cobertura)
- 250g de queijo Mascarpone;
- 1 colher de sopa de cacau em pó;
- Cerca de 2 colheres de sopa de açúcar amarelo (ou a gosto);
- Nozes picadas (a gosto);
- Amendoins picados (a gosto);
- ¼ de maçã;
- ½ banana (da Madeira);
- 1 morango;

Em primeiro lugar, numa taça juntam-se todos os ingredientes da massa de panquecas e misturam-se todos bem até obtermos uma mistura homogénea e macia.

Depois numa outra taça coloca-se a banana e com a ajuda de um garfo esmigalha-se até ficar uma papa.

De seguida, numa frigideira pequena previamente untada com um pouco de óleo, despejamos (com a ajuda de uma concha de sopa) cerca de 1 concha da massa das panquecas e metade da papa de banana. Assim que começarem a surgir bolhas volta-se com a ajuda de uma espátula e deixa-se cozinhar por mais 1 a 2 minutos. O processo é todo igual para a segunda panqueca de banana, assim como para todas as outras panquecas, à exceção das frutas usadas. Noutras duas colocam-se os morangos e nas últimas duas a combinação de maçã, nozes e canela. Quando as panquecas estiverem todas cozinhadas, reservam-se de parte para arrefecerem completamente.

Enquanto as panquecas arrefecem passamos para a cobertura. Numa taça junta-se o queijo mascarpone, o cacau em pó, o açúcar amarelo e mistura-se tudo bem, até obtermos um creme macio.
Assim que as panquecas estiverem frias, começamos a montar o bolo empilhando-as uma a uma e espalhando entre cada camada cerca de 1 colher de sopa desta mistura.

Uma vez empilhadas todas as panquecas, passamos à cobertura espalhando o creme de  maneira a cobrir o topo e as laterais de forma a que fique uma camada macia e uniforme por todo o bolo.

Seguidamente cobrimos as laterais com os amendoins e nozes picados.

Finalizamos decorando o topo com algumas fatias de maçã, banana e com um morango.

Uma sobremesa simples e bastante gulosa, excelente para uma celebração. Bom apetite.

Fotos por Shot Frame - www.shotframe.pt / facebook.com/shotframept

Sem comentários:

Enviar um comentário