segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Terrina de Natal Manná Gourmet




Olá a todos,

Então, achavam que o Barrigana prometia e não cumpria? Nada disso. Sou um homem de palavra e desse modo, hoje trago mais uma sugestão para a ceia de Natal.

O Natal é um tempo de reunião, toda família se reúne, seja ela composta por 2 ou por 20. De certa forma o Barrigana também quis fazer uma “reunião” para a receita de hoje, e agora perguntam vocês… “Uma reunião de quê?”. Uma reunião das Conservas e Patés Manná e Manná Gourmet. E assim surgiu a “Terrina de Natal Manná Gourmet”, uma espécie de mashup entre estas duas gamas da Conserveira do Sul num delicioso prato.

Vão precisar de:
- 3 Patés de Atum 65g Manná (podem também ser picantes);
- 4 Patés de Camarão 22g Manná;
- 1 lata de Filetes de Cavala à Portuguesa Manná Gourmet;
- 1 lata de Ventresca de Atum em Azeite Manná Gourmet;
- 1 lata de Sardinhas sem Pele e sem Espinhas Manná Gourmet;
-1 lata de Rolos de Anchova em óleo 22g Manná
- Cerca de 60ml de natas;
- 1 Cebola;
- 1 maçã granny smith;
- 4 Cenouras médias;
- 1 pedaço de Gengíbre (grande);
- 1 folha de gelatina;
- Sumo e raspa de ½ limão;
- Cerca de 50g de gelatina em pó sem sabor;
- Cebolinho a gosto;
- 3 colheres de chá de Molho Inglês;
- Cerca de 70ml de vinho branco frisante;

Começamos por colocar os patés numa taça juntamente com as natas, o sumo, as raspas de limão e o cebolinho picado a gosto. Mistura-se tudo até se obter uma mistura homogénea e cremosa. Reserva-se.

De seguida, cozem-se as cenouras até ficarem ligeiramente macias mas ainda com um toque crocante. Entretanto numa frigideira salteiam-se as cebolas cortadas em pedaços grandes num pouco de óleo vegetal, juntamente com um pouco de sal, pimenta e o molho inglês. Deixa-se alourar, retira-se e reserva-se.

Depois num outro tacho coloca-se o vinho frisante e deixa-se cozinhar por um pouco para que o álcool evapore. Entretanto numa tacinha com cerca de 20ml de água coloca-se a folha de gelatina (cortada em pedaços) e a gelatina em pó e mistura-se bem. De seguida junta-se tudo ao vinho e mistura-se bem até que as gelatinas se desfaçam completamente e junta-se à mistura de patés. Mistura-se bem e reserva-se.

Nesta fase, numa taça forrada com película anti-aderente coloca-se um pouco de paté seguido de uma camada de cenouras, seguido de uma camada das conservas (cortadas em pedaços e misturadas). Depois coloca-se mais um pouco de paté seguido de uma camada de cebola caramelizada e assim sucessivamente por esta ordem (Paté, cenouras, conservas, paté e cebolas). O meu conselho é que este preparado seja feito de um dia para o outro porque precisa de ficar umas quantas horas a refrescar no frigorífico, para ficar bem firme.

Termina-se fazendo uma salada de cenoura ralada, maçã (cortada em pedaços finos) e gengibre ralado, temperada com um pouco de vinagre, sal e pimenta. Enfeita-se a terrina com a salada à volta e com rolos de anchova para um toque final mais salgado.

Um prato elegante e saboroso para toda a família disfrutar. Bom apetite.


Patrocinado por Manná e Manná Gourmet – www.consul.pt / www.facebook.com/MANNAPateseConservasdePeixe


1 comentário:

  1. Recomendo, uma delícia ... para a vista e para o paladar. Bela sugestão de Natal e muito saudável. Continua com as boas 'invenções'!

    ResponderEliminar