quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Sai uma “Marafada” fresquinha!!!



Olá minha gente,

Hoje o vosso amigo Barrigana vem falar-vos da bebida que (para mim) melhor escorrega pela goela nestes primeiros dias quentes de Agosto: Cerveja fresquinha. Mas não qualquer comum cerveja, venho falar-vos, mais especificamente, de Cervejas artesanais, que hoje em dia se multiplicam em grande número por todo o país, à velocidade a que damos um gole (na cerveja, claro).

É verdade, as cervejas artesanais estão na moda e têm surgido várias marcas com sabores, cores e feitios para todos os gostos. Eu já tive a oportunidade de provar algumas e sempre que me cruzo com uma nova, lá me obrigo (e que grande sacrifício faço!) a provar.

Há cerca de um mês provei uma cerveja artesanal que cativou as minhas papilas e a minha Barrigana. Falo-vos da cerveja “Marafada”, uma cerveja artesanal algarvia criada a partir do esforço e arte de dois amigos, que a partir do Algoz têm surpreendido e deliciado tudo e todos, que digam as pessoas que a provaram e aprovaram (eu incluído) no “Alameda Beer Fest” em Faro, onde a cerveja esgotou.

As experiências começaram há cerca de dois anos e a partir daí André Gonçalves e Ruben Pires meteram mãos à obra, construíram as máquinas que precisavam, experimentaram, reformularam, voltaram a experimentar até obterem uma cerveja corpulenta e de aromas fortes. Também o design e todo o trabalho comercial e de divulgação estão a cargo dos dois.

Os próprios classificam a “Marafada”, como uma “India Pale Ale” e rematam em tom de brincadeira, “Noutro lugar podia chamar-se India Pale Ale, mas no Algarve é Marafada”. Trocando por miúdos (pois não sou um grande entendido na matéria), e depois de uma breve pesquisa, esta é uma cerveja corpulenta, muito amarga, com aromas fortes a lúpulo, complementados pelo sabor contrastante do malte. A “Marafada” deve ser consumida bem fresca e é ideal para acompanhar pratos “fortes”, como carnes vermelhas (sugestão dada pelos próprios produtores) e também com pratos condimentados. As minhas apostas pessoais vão para um bom caril de vegetais, umas salsichas currywurst ou até um estufado de carne de vaca.

Digo-vos meus amigos, é assim que eu gosto da minha cerveja, fresca, de sabor forte, cheia de personalidade, trabalho, criatividade, persistência e espírito inovador. Assim, até sabe melhor.

Uma cerveja a experimentar sem dúvida. O Barrigana aprova e recomenda.     

Fotos por Shot Frame – www.shotframe.pt / facebook.com/shotframept


Sem comentários:

Enviar um comentário