segunda-feira, 14 de abril de 2014

Cavalo Maluco 2009 Tinto: O melhor vinho português


Olá minha gente,

Hoje o Barrigana vem celebrar o vinho. Mas não um vinho qualquer, venho celebrar o “Melhor vinho Português”. Estou a falar-vos do vinho tinto “Cavalo Maluco 2009” da Herdade do Portocarro.

Por estas alturas vocês devem estar a pensar…”olha’ –m’este agora também tem a mania que é enólogo, pff.”, nada disso meus amigos. Estou tão entusiasmado pela conquista deste título porque este vinho é um produto do concelho de Alcácer do Sal, a minha linda terra, o que fá-lo ter, para mim, uma importância bem maior.

Situada em São Romão do Sado, a Herdade do Portucarro situa-se numa zona muito especial, que possibilita que este vinho adquira as características tão particulares que o levaram a esta distinção. A herdade encontra-se paredes meias com a Ribeira do Sado e é rodeada pelos tão característicos arrozais que abundam nesta região, de facto, segundo o produtor e proprietário da herdade, o engenheiro José Mota Capitão “(…) as características deste vinho devem-se essencialmente à região abençoada onde é produzido. (…) temos o sol que faz bons vinhos e a brisa marítima noturna que refresca as uvas.”(in, http://local.pt/portugal/alentejo/vinho-tinto-cavalo-maluco-2009-da-herdade-do-portocarro-eleito-o-melhor-vinho-tinto-portugues/)

Tudo isto dá origem a um vinho elegante, complexo e poderoso. Os entendidos na matéria recomendam-no por ser um vinho que tem, “Num primeiro embate um apetitoso e rústico azeite suave… deixado restabelecer-se do despejo no copo, o vinho assinala chocolate preto e fumo ligeiro. Adiante vêm aromas de amoras maduras, alguns tons herbáceos. O correr dos minutos confere-lhe anis, caramelo e azeitona. E já no fim, chocolate de leite e finura de café. Na boca tem potência e acidez, uns taninos de seda, e  o seu final é longuíssimo.” A mim parece-me muito bem. E a vocês? (in, http://www.garrafeiravinogrande.com/index.php/vinhos-de-mesa/cavalo-maluco-tinto-2009-detail)

Foram estas características que chamaram a atenção dos seis juízes do concurso organizado pelo Vestigius Wine Bar, em Lisboa, e que contou com dois representantes do Court of Masters Sommerliers (organismo de maior prestígio mundial na área de serviço de vinhos), que visitaram o nosso país pela primeira vez.

O “Cavalo Maluco 2009” obteve a melhor classificação em todas as categorias de vinhos, tendo-se destacado como o melhor dos 160 vinhos que estavam a concurso.

Um grande orgulho para Alcácer e para todos os alcacerenses. Eu ainda não tive a oportunidade de provar este vinho, mas a minha curiosidade ficou bastante aguçada.

 Design por Shot Frame – www.shotframe.pt / facebook.com/shotframept


4 comentários:

  1. Eh lá! também estou com curiosidade em experimentar esse vinho ... não se arranja uma garrafinha? desde que não seja ao preço 'daquele Bussaco'. Beijinhos Linda

    ResponderEliminar
  2. É do concelho de Alcácer do Sal e mais concretamente da freguesia do Torrão.
    http://pedra-no-chinelo.blogspot.pt/2014/04/melhor-vinho-portugues-e-do-torrao.html

    Paulo Selão

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exactamente Paulo Selão e ainda mais, é um orgulho para todos nós. :)

      Eliminar
  3. É formidável é pena é ser tão caro mas como o que é bom custa dinheiro parabéns o Cavalo Maluco, parabéns o vinho do Alentejo.

    ResponderEliminar