segunda-feira, 21 de abril de 2014

Ajudar a digestão


Olá a todos,

Em épocas festivas é tradição haver mesas cheias de comida tradicional dessa altura específica, sobremesas, entradas, bebidas, digestivos, enfim, um sem número de coisas boas para nos deleitarmos.

Contudo estas épocas têm também alguns presentes envenenados, nomeadamente, as indisposições, enfartamentos, más disposições, os estômagos às voltas, as paragens de digestão e com elas as tão necessárias “evacuações”.

Como já se devem ter apercebido, o Barrigana já sofreu e sofre destas maleitas, por isso mesmo, hoje venho trazer-vos algumas dicas sobre alimentos que ajudam a nossa digestão a funcionar melhor. São eles:

Couve – É rica em fibras que ajudam a combater a azia, má digestão e outros problemas gastrointestinais. A couve possui dois tipos de fibras, as insolúveis, que aumentam a velocidade do trânsito intestinal e as solúveis, que absorvem água e formam um gel que protege as mucosas do estômago e dão peso às fezes. Desta forma representam uma excelente defesa para o sistema digestivo. É também uma boa fonte de ferro, cálcio e vitamina C.

Gengibre – Auxilia a secreção gástrica tornando a digestão mais fácil. O seu grande poder anti- inflamatório é fundamental na cura de casos de gastrite e outros problemas digestivos como náuseas e dores abdominais. Para além disto ajuda no funcionamento do intestino e acelera o esvaziamento gástrico.  
Já o uso há bastante tempo em vários pratos e de várias formas, mas nestas alturas a melhor maneira é sempre num chazinho.

Ameixa – De facto, em relação a esta sumarenta fruta, conheço um sábio ditado que diz precisamente … “No tempo da ameixa nunca o …. se fecha” (em relação aos três pontinhos já vão perceber do que é que se trata, ao lerem o restante texto). É um laxante natural pois contém grande quantidade de fibras. É também rica em antioxidantes como o ácido clorogénico e o ácido neoclorogénico que protegem e ajudam ao bom funcionamento das células.

Arroz Integral – É rico em fibras insolúveis que pois actuam como laxante natural, auxiliando no funcionamento do intestino. É uma excelente alternativa ao arroz normal e como acompanhamento de outros pratos.

Por isso já sabem, se alguma vez passarem mal do estômago, já têm alguns alimentos que vos podem ser muito úteis.


Design por Shot Frame – www.shotframe.pt / facebook.com/shotframept

1 comentário: