quinta-feira, 7 de março de 2013

Restaurante “A Palmeira”

Meus amigos,

Hoje o Barrigana vem falar-vos de um restaurante histórico na cidade de Lisboa e o qual eu tive o prazer e o privilégio de poder frequentar. É um facto, raros são os restaurantes que conseguem a proeza de existirem há mais de meio século. Na verdade são mais de 75 anos a servir copos, petiscos e refeições e que continuam a contar.
Estou a falar do restaurante “A Palmeira” situado no nº 69 da Rua do Crucifixo. Durante cerca de dois anos passou-me despercebido, todos os dias passava à sua porta e nunca tive curiosidade de entrar - acreditem, vale a pena – e até hoje martirizo-me por esse facto. Mas felizmente num lindo dia, os astros alinharam-se e quase sem saber como, entrei no restaurante e dei por mim sentado ao balcão, com uma cerveja fresca numa mão e um prego com alho na outra. Nesse momento vi a luz. Meus amigos, que prego, tenro, assado no ponto e cheio de alho.
A partir desse dia nunca mais me passou ao lado, nem o pica-pau, nem os caracóis, as bifanas, nem os outros pratos que comi por lá (igualmente bons).
Que mais posso fazer se não dar quatro Barriganas a esta ementa?
Em termos de ambiente os três Barriganas são bem merecidos. O atendimento é bastante simpático, principalmente se já formos habitués (isto acontece depois da terceira visita) e a decoração da casa é bastante particular, pois com 75 anos ainda conserva alguns dos pormenores da sua decoração antiga e que entretanto, e por imposições superiores (sim falo da ASAE!), teve de ser remodelada parcialmente.
Em termos de preço é bastante acessível. Uma refeição completa, com sobremesa e café, ronda os 10 euros, ou menos. Por isso tiro o chapéu a este restaurante e atribuo quatro Barriganas.
Recomendo vivamente que visitem este autêntico “monumento histórico” da restauração lisboeta que tem ultrapassado incêndios (a casa sobreviveu ao grande incêndio do Chiado), burocracias e crises económicas, tudo para voltar a deliciar-nos quando o visitamos.

Design por: Sara Costa - sarajfcosta.wix.com/fotografia

Sem comentários:

Enviar um comentário