terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Canapés de Maçã e Sardinha Manná acompanhado de Gin Tónico Português


Olá a todos,

Mais um ano que está a chegar ao fim e como não podia deixar de ser o Barrigana vem trazer-vos algumas sugestões para o último jantar de 2014. Claro que, para acabar o ano em beleza, não vos poderia deixar apenas uma simples sugestão, por isso mesmo vou trazer-vos várias.

Mas como muitas vezes é difícil definir bem qual o tipo de refeição que vamos fazer nesta noite, o Barrigana vai trazer-vos três pratos (e não só), todos eles bem diferentes, para que se possam adaptar três passagens de ano diferentes.

Em primeiro lugar, duas sugestões, um prato e uma bebida, para aquelas pessoas que não querem perder várias horas na cozinha, mas que ainda assim gostariam de presentear os seus amigos/familiares com um petisco saboroso e requintado. Assim, hoje trago-vos uns “Canapés de Maçã e Sardinha Manná”.

Depois para acompanhar tudo isto deixo-vos uma sugestão da bebida da moda de 2014, um “Gin Tónico”, mais concretamente um gin “Gin Tónico Português”, uma vez que é feito com um gin alentejano.

Para tudo isto vão precisar de:
Canapés de Maçã e Sardinha Manná
(para 3 pessoas)
- 1 maçã granny smith;
- 1 embalagem de Paté de Sardinha Manná picante (65g);
- 1 lata de Sardinhas sem Pele e sem Espinha Manná Gourmet;
- Sumo e raspas de ½ limão;
- 1 colher de sopa de azeite;
- ¼ de cebola picada;
- Cebolinho q.b. (picado);
Gin Tónico Português
- 0,5dl de Gin “Sharish”;
- 1 água tónica;
- Gelo q.b.;
- Casca de limão;
- Frutos vermelhos (congelados);
- Bagas de zimbro;
- Pimenta rosa;

Em primeiro lugar, para os canapés, numa taça juntam-se as “Sardinhas sem Pele e sem Espinha Manná Gourmet” juntamente com as raspas e o sumo de limão, a cebola picada, o azeite e o cebolinho picado. Mistura-se muito bem até a conserva ficar parcialmente desfeita.

Depois corta-se a maçã em rodelas e de seguida passamos à montagem.

Numa rodela maior barra-se uma boa dose de “Paté de Sardinha Picante Manná”, de seguida, coloca-se em cima uma rodela pequena e depois uma boa dose da mistura de “Sardinhas sem Pele e sem Espinha Manná Gourmet”. Repete-se o processo para as restantes fatias e serve-se.

Em relação ao Gin, num copo de balão próprio para gin, colocamos gelo q.b. e de seguida 0,5dl de gin “Sharish”. De seguida colocam-se alguns frutos vermelhos, a água tónica lentamente para que não perca demasiado gás e para terminar a casca de limão, algumas bagas de zimbro e alguns grãos de pimenta rosa (ambos ligeiramente esmagados).

E são estas as primeiras sugestões deliciosas e refrescantes para as últimas horas deste ano.

Patrocinado por Manná–Patés e Conservas de Peixe-facebook.com/MANNAPateseConservasdePeixe


Fotos por Shot Frame – www.shotframe.pt / facebook.com/shotframept

1 comentário:

  1. Humm ... tão apetitoso ... Adorei! Parabéns ao cozinheiro e à 'fotógrafa' pelas belas imagens. Beijinhos Linda

    ResponderEliminar