segunda-feira, 26 de maio de 2014

Super Alimentos


Olá minha gente,

Nos dias de hoje, todos nós estamos expostos a um inimaginável número de agressões diárias que atacam o nosso organismo enfraquecendo-o. Perante isto, o melhor que podemos fazer é tentar combater estas agressões. E quais os nossos melhores aliados para isso do que aquilo que comemos diariamente?

Contudo existem alimentos que, pela sua constituição, são considerados “Super Alimentos”. São alimentos super-concentrados em termos energéticos e em vitaminas e minerais. Estes alimentos são óptimos para nos protegerem contra agressões e contra o envelhecimento precoce das células.

Ora hoje o Barrigana traz-vos alguns exemplos desses “Super-alimentos”:

Quinoa – Esta semente (que é comummente confundida com um cereal) é um dos alimentos mais completos que se conhece, tem 14% de proteínas, mais do dobro das presentes no trigo. Não contém glúten, é rica em ácidos gordos ómega 3 e 6, vitaminas A, C e E e tem uma fortíssima ação antioxidante.
É excelente cozida, misturada em saladas, a acompanhar pratos de carne, peixe, em sopas ou até em risotos.

Abacate – É um fruto muito saciante, uma vez que contém mais proteínas do que qualquer outro fruto, contém grandes doses de ácido oleico que ajuda a aumentar o bom colesterol (HDL) e diminuindo o mau colesterol (LDL). Ajuda também a diminuir os níveis de cortisol (hormona do stress), uma vez que é rico em glutationa, um poderoso antioxidante.

São bons em saladas, molhos (guacamole, por exemplo), ou mesmo comido por si só.

Aveia – Este cereal tem muitas fibras solúveis e insolúveis que ajudam ao bom funcionamento do intestino, reduzem os níveis de colesterol, ajuda a estabilizar os níveis de glicemia e insulina.

Com elas podemos fazer um pequeno-alomoço bem saudável, basta cozê-las em água, com casca de limão, canela e mel. Também são boas em batidos, com iogurte e até em bolos.

Spirulina – Esta alga de água doce contém uma enorme concentração de proteína (a maior alguma vez encontrada em alimentos) que ronda entre os 65 e os 71%. É um grande desintoxicante devido à clorofila que tem uma acção antibacteriana, ajudando a eliminar toxinas. Tem também todos os aminoácidos essenciais e muitas vitaminas (A, B1, B2, B6, E e K).

Pode ser usada em pequenas doses, em sumos e batidos, apesar de ainda não ser facilmente encontrada.
Estes são apenas alguns dos “Super-Alimentos” que podemos usar. Vou continuar a pesquisar para trazer-vos mais “Super-Alimentos” para prepararem “Super-Refeições”.


Design por Shot Frame – www.shotframe.pt / facebook.com/shotframept

1 comentário: