quarta-feira, 21 de maio de 2014

Luar da Fóia


Olá a todos,

Estamos quase no verão. De facto, em termos físico-estéticos, estamos no período pré-praia, em que todos se esforçam (uns mais do que outros) para compensarem os quilinhos ganhos durante o inverno.

Por isso mesmo, hoje o Barrigana vai fazer um teste àqueles que estão a tentar melhorar a sua alimentação. 
É verdade meus amigos, quem resistir às iguarias do restaurante que vos vou falar, resiste a qualquer coisa, garanto-vos.

Situado na Foia a poucos minutos de Monchique encontramos o restaurante “Luar da Foia”. Este é um espaço verdadeiramente privilegiado, com uma varanda/esplanada solarenga onde podemos apreciar a espetacular paisagem dos vales e montanhas que rodeiam Monchique e também para o mar que ainda se vê bem lá ao fundo.

A casa tem uma decoração confortável e tradicional, o atendimento é muito simpático e familiar encaminhando-nos sempre para as melhore opções da ementa.

Para o ambiente ficam os quatro Barriganas.

Passando à ementa, ou seja, a grande prova de fogo. Esta é baseada nos pratos mais tradicionais da zona, onde a carne porco e os seus enchidos são os que mais abundam. Não pensem que vão comer um belo filete grelhado, não, não, meus amigos, estamos no meio da serra algarvia e isto aqui não é para meninos.

Começando com as entradas, recomendo uma pequena travessa de enchidos assados que mais me parece uma verdadeira ode ao que de melhor os enchidos têm para oferecer. Depois passando para os pratos principais, onde a carne de porco é o petisco dominante e as migas de pão são o acompanhamento principal, começamos com a “Assadura com migas”, carne de porco assada, desfiada e temperada com azeite, alho e coentros. De seguida uns deliciosos “Secretos de porco preto” e logo depois uns fantásticos “Lagartos de porco”.

Logo depois segue-se a chamada “comida de tacho”, em que o restaurante também é especialista, para começar um suculento “Javali com ameixas” e na continuação um imponente “Cozido de couves” recheado de couves, batata-doce e, claro, carne de porco variada e enchidos. Uma autêntica ode ao nosso querido amigo suíno.

Para terminar este grande banquete, um “pudim de mel”, ou qualquer um dos outros doces bem típicos desta região. Se ainda tiverem estômago para mais podem sempre ajudar a digestão com uma tradicional “Melosa”, ou “Aguardente de medronho”, só mesmo para rijos.

Em relação à ementa ficam os cinco Barriganas.

O preço médio anda entre os 10 e os 15 euros por pessoa, sendo um valor bastante simpático tendo em conta a qualidade, quantidade da comida e o ambiente desta casa.

Para o ficam também os cinco Barriganas.

Quem pensar numa refeição no “Luar da Foia” que se prepare para um repasto memorável. Vale bem a experiência.


Fotos e Design por Shot Frame – www.shotframe.pt / facebook.com/shotframept

1 comentário:

  1. Que maldade! só de ver as fotos já estou a salivar ... vá lá que sou lá vou uma vez por ano. Beijinhos Linda

    ResponderEliminar