quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Piza “amorosa” de bacon, espargos e cogumelos


Olá minha gente,

Na continuação das minhas sugestões para o jantar de dia de S. Valentim, hoje trago-vos mais uma receita para poderem impressionar a vossa cara-metade.

Querem melhor forma de impressionar uma pessoa do que lhe apresentarem uma piza feita de raiz? Massa e tudo? E para além disso é bastante romântico, imaginem comigo, uma mesa à luz das velas com uma suculenta e estaladiça piza, … simplesmente espectacular.

Ainda para mais, eu acho que há um certo lado sexy no acto de comer uma piza saborosa cheia de queijo cremoso e derretido. Não acham?

Assim, hoje trago-vos uma “Piza ‘amorosa’ de bacon, espargos e cogumelos”. Vão precisar de:

(Massa da piza)
- Cerca de 300g de farinha (t 65);
- 7 g de levedura de pasteleiro seca;
- 1 colher de chá de açúcar;
- 2 colher de chá de sal;
- 1 colher de sopa de azeite;
(Recheio)
- 2 a 3 colheres de sopa de Pesto;
- Queijo emental ralado q.b.;
- Queijo mozarela (1 bola);
- 5 a 6 espargos;
- 5 fatias de bacon fumado;
- 5 cogumelos;
- Pimenta q.b.

Primeiro aquece-se cerca de 1dl de água durante 20 segundo no microondas e junta-se a levedura e uma pitada de açúcar. Mistura-se e reserva-se durante 10 minutos.

Entretanto numa frigideira (sem qualquer gordura) dispomos as fatias de bacon e deixamos que cozinhem durante cinco minutos. Assim que retirarmos as fatias de bacon, colocamos os espargos, previamente “escaldados”, por um minuto, num tacho com água a ferver. Salteamo-los, juntamente com os cogumelos, por cerca de um minuto na gordura do bacon e reservamos.

Depois disto, num recipiente juntamos a farinha, o azeite, o sal, o açúcar e a levedura. Juntamos água aos poucos e mistura-se até obtermos uma espécie de bola, retiramos para uma superfície previamente enfarinhada e amassamos até obtermos uma massa homogénea, elástica e macia. Colocamo-la num recipiente untado com azeite, cobrimos com um pano húmido, ou com película antiaderente e deixa-se descansar por 30 a 45 minutos, num sítio quente.

Passado esse tempo, estende-se a massa numa superfície enfarinhada, com a ajuda de um rolo, dando-lhe a espessura e a forma desejada. Neste caso eu dei-lhe a forma de coração, para me manter fiel à temática e deixei-a mais “para o lado do fino”, já que gosto da massa mais fina.

Posto isto, espalha-se o pesto pela superfície da piza, deixando alguma margem no rebordo, depois coloca-se uma boa camada de queijo emental ralado, seguido dos cogumelos, espargos e bacon (de maneira a cobrir toda a piza). Finaliza-se com pedaços de queijo mozarela, um fio de azeite e pimenta a gosto.

Leva-se ao forno a 200 graus, por cerca de 45 minutos, ou até o rebordo ficar dourado e estaladiço.
A minha sugestão é que acompanhem esta delícia com uma bebida à altura, ou seja, um bom vinho tinto, espumante, ou se se quiserem manter autênticos à origem do prato, um bom vinho Lambrusco.
Se, mesmo assim, isto não a/o impressionar, nada temam porque o Barrigana amanhã vai trazer a “artilharia pesada”. Fiquem atentos.


Fotos por Shot Frame – www.shotframe.pt / facebook.com/shotframept

1 comentário:

  1. Muito bom e saudável! atrever-me-ia a dizer 'muito mediterrânica' ... não fosse o 'bacon' ... e como já disse 'sou uma sortuda' ... também já provei! se não fôr Lambrusco ... que seja um bom 'rosé' (para ficarmos no vermelho paixão). Não me canso de gabar o 'Cupido Barrigana' ... um 'must'. Beijinhos Linda

    ResponderEliminar