quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

“Tapenade” de azeitonas com pasta de camarão e rolos de anchova Manná


Olá minha gente,

Depois do Natal vem a passagem de ano e depois de alguns dias passados a preparar os pratos tradicionais da época que, por vezes, nos prendem na cozinha por horas a fio, na passagem de ano há que relaxar. Por isso mesmo o Barrigana vai trazer-vos nos próximos dias algumas sugestões fáceis, económicas e acima de tudo saborosas, para abrilhantarem a vossa refeição/festarola de passagem de ano.

Assim, tenho para vocês uma “’Tapenade’ de azeitonas com pasta de camarão e rolos de anchova Manná”. Uma “Tapenade” é um prato típico da Provença (região de França) e que consiste numa mistura de azeitonas, normalmente pretas, com alcaparras, anchovas e azeite, tudo isto picado finamente, ou triturado.

Vão precisar de:
- Cerca de 200g de azeitonas pretas (sem caroço);
- 3 pastas de camarão Manná (embalagens de 22g)
- 3 rolos de anchova Manná;
- 3 a 5 ramos de coentros;
- 1 ramo de cebolo;
- 1 colher de sopa de maionese;
- Raspa e sumo de ½ limão;
- Sumo de ½ lima;
- Raspa de laranja;
- 1 a 2 colheres de azeite;
- 4 tortilhas

Resumidamente e sem perder muito com a explicação, tritura-se tudo (menos as tortilhas) com a ajuda da varinha mágica (ou robot de cozinha).

Posto isto, cortam-se as tortilhas em pedaços e levam-se ao forno por cerca de 15 minutos, ou até as tortilhas ficarem estaladiças e douradas. Deixam-se arrefecer e servem-se como acompanhamento da “Tapenade”.

Fácil, saboroso e económico. Experimentem.

Patrocinado por: Manná - Patês e Conservas de Peixe / www.facebook.com/MANNAPateseConservasdePeixe 

Fotos por Shot Frame – www.shotframe.pt / facebook.com/shotframept

1 comentário: