sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Conquilhas abertas “à moda” da D. Linda


Olá a todos,

Hoje, tal como prometi há alguns dias atrás, em mais uma das receitas d’um Barrigana venho trazer-vos o petisco que fiz com as belas conquilhas que apanhei.

Durante este verão tive a oportunidade de provar várias vezes esta receita, o que me fez chegar à conclusão de que estas são as melhores conquilhas que já comi. A D. Linda tem um jeito natural e único para cozinhar este petisco e partilhou a receita comigo. Vão precisar de:

(Para 4 pessoas)
- 400g de conquilhas;
 - 6 dentes de alho (esmagados);
- 2 malaguetas secas (um desfeita e outra inteira);
- Cerca de 4 colheres de sopa de azeite;
- Cerca de 2 colheres de sopa de óleo vegetal;
- Uma mão cheia de coentros (picados);
- Sal q.b.

O primeiro ponto fundamental é o modo de conservação das conquilhas. Devem ser transportadas com água do mar, mas atenção deve-se ter bastante água do mar, de modo a que as conquilhas fiquem totalmente submersas.

Colocam-se num recipiente com uma parte da água e deixa-se ficar por cerca de 30 minutos para que alguma areia que fica na água assente. Depois retiram-se as conquilhas para outro recipiente com a restante água do mar, para ai ficarem até à altura em que vão para o tacho. Este procedimento é fundamental para que as conquilhas “larguem” a areia.

Posto isto, num tacho junta-se o azeite, o óleo vegetal, os dentes de alho e as malaguetas e deixa-se em infusão por algumas horas. Depois leva-se a lume médio deixando os alhos cozinharem um pouco (sem fritarem), nesta fase juntam-se as conquilhas depois de levemente passadas por água doce, assim como os coentros. Deixa-se fritar em lume médio até quase todas as conquilhas abrirem e tempera-se com um pouco de sal.

Servem-se acompanhadas de um bom pedaço de pão.  


Fotos por: Shot Frame – www.shot-frame.pt / facebook.com/shotframept

1 comentário: